A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) vai encerrar nesta quinta-feira, 28, as inscrições no processo seletivo que oferta 4.983 vagas para ingresso no Programa Jovem Aprendiz para o curso de Assistente Administrativo nas modalidades presencial ou à distância. Do total de vagas, 10% serão reservadas às pessoas com deficiência e 20% aos negros. As inscrições foram reabertas no dia 21 de junho - veja o edital de retificação.

Para participar da seleção o aluno interessado deve estar cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental ou estar matriculado e frequentando a escola (caso não tenha concluído o ensino médio), além de ter idade entre 14 e 22 anos.

O candidato não pode ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz pelos Correios e/ou mantido vínculo empregatício com a empresa. Os Correios oferecem uma bolsa auxilio no valor de R$ 448,46, além de vale-transporte e vale-refeição, por jornada de aprendizagem de 20 horas semanais, distribuídas em 4 horas diárias, no decorrer do programa, que terá duração de 12 meses consecutivos.

Para a realização do curso de aprendizagem, o candidato será matriculado no SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

As vagas estão distribuídas entre os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Inscrição e Avaliação

Os candidatos interessados deverão realizar a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.correios.com.br até as 23h59min do dia 28 de junho de 2018. A inscrição será gratuita.

O processo seletivo será composto de 4 etapas, envolvendo:

- Inscrição (classificatória) realizada por meio do preenchimento, obrigatório de formulário de inscrição eletrônico;

- Comprovação de requisitos exigidos no ato da inscrição (eliminatória);

- Exames médicos pré-admissionais (eliminatória);

- Contratação.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, em função da soma das pontuações referentes a renda familiar; aprovação escolar referente ao último ano letivo cursado e concluído com ou sem recuperação; e participação em programas sociais.

O resultado final, por cidade/município, turno e faixa etária, será divulgado no site dos Correios - www.correios.com.br, no link 'sobre os Correios - Recursos Humanos', em até 60 dias após o encerramento das inscrições.

A seleção valerá por um ano, contado a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período.

Atribuições do Aprendiz

São atribuições do aprendiz: transportar documentos entre as áreas internas; receber e expedir documentos; arquivar documentos; repor material de expediente; apoiar a realização de eventos (organizar ambientes e verificar equipamentos/materiais conforme o solicitado); manter arquivos ordenados e atualizados; executar serviços em meios eletrônicos, tais como elaborar planilhas, digitar expedientes e contatar, por mensagens eletrônicas, os clientes internos; transmitir e receber documentos por fax; realizar serviços reprográficos; utilizar multimídia e retroprojetor; realizar atendimento telefônico; auxiliar na entrega de senhas e organização de filas, fornecendo informações necessárias ou encaminhando os clientes conforme o serviço solicitado; prestar informações sobre os serviços e produtos da ECT, cumprir as atividades previstas no curso de aprendizagem coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI.

Veja mais da seleção no edital do Processo Seletivo CORREIOS 31/2018 - Jovem Aprendiz