Atenção concurseiro! A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social Polícia Civil do Estado do Espírito Santo torna pública a realização de seu novo concurso para admissão no cargo de Delegado de Polícia. São 33 vagas abertas, sendo duas delas destinadas a candidatos portadores de deficiência. A seleção terá prazo de validade de 2 anos, podendo ser renovado por mais dois a critério e conveniência da administração pública.

Para concorrer é necessário possuir diploma de conclusão de curso de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), além de três anos de prática forense ou três anos de atividade policial - veja o edital.

A remuneração do cargo é de R$ 10.058,56, por jornada de trabalho de 40 horas por semana em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva. Durante a realização do curso de formação profissional, os candidatos perceberão, a título de auxílio financeiro, o valor equivalente a 50% do salário-base.

O candidato aprovado e empossado deverá permanecer por dois anos no local de sua primeira lotação, segundo edital, exceto em caso de atendimento à necessidade de interesse público.

Atribuições - O Delegado deve instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação; orientar e comandar a execução de investigações relacionadas com a prevenção e repressão de ilícitos penais; participar do planejamento de operações de segurança e investigações; supervisionar e executar missões de caráter sigiloso; participar da execução das medidas de segurança orgânica, bem como desempenhar outras atividades, semelhantes ou destinadas a apoiar o órgão na consecução dos seus fins.

Inscrição

Os candidatos interessados e que preencherem os requisitos do cargo poderão se inscrever até o dia 24 de abril de 2019, no endereço eletrônico da organizadora do concurso, o Instituto Acesso - www.institutoacesso.org.br.

A taxa de inscrição está fixada no valor de R$ 138,00 e haverá isenção para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico; se declarar isento de apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física; e, ou, for doador de medula óssea.

Provas

O concurso público contará com sete etapas, veja detalhadamente no quadro abaixo:

 

A Prova Objetiva, será realizada na Região Metropolitana de Vitoria-ES no dia 14 de julho, nos locais e horários divulgados no dia 01 de julho e contará com 120 questões de múltipla escolha sobre os conteúdos de Direito Penal (25), Direito Processual Penal (25), Direito Administrativo (20), Criminologia (15), Direito Constitucional (15), Direitos Humanos (05), Direito Civil (05), Medicina Legal Judiciária (05) e Legislação Estadual (05). Para ser aprovado, o candidato deverá obter no mínimo 50% da pontuação máxima possível. Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão informados no dia 15 de julho e os gabaritos definitivos 09 de agosto, pelo site www.institutoacesso.org.br.

A Prova Discursiva será composta de 4 questões de Peça Prática (01), Direito Penal (01), Direito Processual Penal (01) e Direito Constitucional (01).

Já o Exame de aptidão física consistirá na execução de corrida de resistência com 2 mil metros para mulheres e 2,4 mil metros para homens com duração máxima de 15 minutos.

Em caso de aprovação no concurso e nomeação para o cargo, o Delegado de Polícia permanecerá no mínimo por dois anos no local de sua primeira lotação, exceto em caso de atendimento à necessidade de interesse público.

O concurso terá prazo de validade de dois anos, podendo ser renovado por mais dois anos a critério e conveniência da administração pública.