Ótima notícia aos concurseiros cariocas! A Prefeitura de Niterói, estado do Rio de Janeiro, divulgou o edital e abre inscrições em fevereiro do concurso público destinado ao provimento de 142 vagas no cargo de Guarda Civil Municipal do Quadro Permanente da autarquia. Das vagas ofertadas, 15 são para candidatos portadores de deficiência.

Para concorrer ao cargo é necessário possuir nível médio completo e ter idade mínima de 18 anos completos até a data da posse.

O salário da carreira é de R$ 2.881,27, composto por vencimento base, gratificação de risco de vida e gratificação por regime especial de trabalho, além de auxílio alimentação e auxílio transporte - veja o edital do concurso.

A jornada de trabalho do Guarda Municipal de Niterói ocorrerá em escalas de 12 x 36 horas, 24 x 72 horas ou 40 horas semanais, esta última com expediente de 08 horas diárias.

As inscrições poderão ser efetuadas somente via internet pelo endereço eletrônico da banca SELECONwww.selecon.org.br, de 1º de fevereiro a 31 de março de 2019, sendo o dia 01 de abril o último dia para o pagamento do valor da inscrição. A taxa é fixada em R$ 80,00.

Etapas

O concurso público será composto por 5 etapas de avaliação, sendo:

- Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;
- Exame Antropométrico e Prova de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
- Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório;
- Exame Médico, de caráter eliminatório;
- Investigação Social e Documental, de caráter Eliminatório.

A Prova de Conhecimentos será realizada no dia 28 de abril de 2019, preferencialmente no Município de Niterói, em horário e local a ser divulgado a partir do dia 23 de abril de 2019. A prova consistirá de questões de 100 questões de múltipla escolha versando sobre Língua Portuguesa (30), Conhecimentos Básicos de Direito (50), Conhecimentos Básicos de Informática (10) e Conhecimentos do Município de Niterói (10), a ser realizada por todos os candidatos, com duração improrrogável de 05 horas. A divulgação do gabarito preliminar na internet será no mesmo dia de aplicação.

A validade do concurso para chamamento dos aprovados será de dois anos, a contar da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Os aprovados que vierem a ingressar na Guarda Civil Municipal de Niterói deverão participar de Curso de Formação Profissional, de acordo com a Matriz Curricular Nacional para formação de Guardas, do Ministério de Segurança Pública, parte integrante do estágio probatório do ingressante, com duração prevista de três meses e exigências de desempenho e de frequência.