O Exército Brasileiro publicou nesta terça-feira, 26 de setembro, os gabaritos preliminares e as provas aplicadas no concurso para ingresso nos cursos de Formação de Sargentos do Exército, Sargentos de Saúde e Sargentos Músicos. São 1.100 vagas abertas para candidatos de ambos os sexos, com registro de mais de 111 mil candidatos na disputa pelos cargos.

08/05/2017
12/06/2017
24/09/2017
R$ 3.584,00
1.100
Anexos

A interposição de recursos ficará aberta até o dia 28 de setembro, com opções de envio pelo site do certame ou por Sedex. Os resultados dos pedidos de revisão saem até 10 de novembro e o resultado parcial do exame intelectual sairá no dia 22 de dezembro pelo site da ESA - www.esa.eb.mil.br. Confira os gabaritos e as provas aplicadas:

Prova e gabarito ESA 2017 - Matemática

Prova e gabarito ESA 2017 - Português

Prova e gabarito ESA 2017 - Geografia

Prova e gabarito ESA 2017 - História

Prova e gabarito ESA 2017 - Teoria Musical

Prova e gabarito ESA 2017 - Enfermagem

Os candidatos foram avaliados em provas de quatro partes para as Áreas Geral/Aviação, e cinco partes para as Áreas de Música e Saúde, envolvendo Matemática, Português, História e Geografia do Brasil, Teoria Musical - apenas para os candidatos da área de Música - e de Conhecimentos Específicos de Enfermagem - apenas para os candidatos da área Saúde, além da redação para todas as áreas. Para saber da pontuação necessária para aprovação na etapa, confira o edital do concurso.

A prova aconteceu nas organizações militares-sede, localizadas nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Resende-RJ, Vila Velha-ES, Niterói-RJ, Juiz de Fora-MG, Belo Horizonte-MG, Três Corações-MG, São João Del Rei-MG, Uberlândia-MG, Montes Claros-MG, São Paulo-SP, Campinas-SP, Lins-SP, Guarujá-SP, Taubaté-SP, Pirassununga-SP, Porto Alegre-RS, Santa Maria-RS, Cruz Alta-RS, Santiago-RS, Pelotas-RS, Uruguaiana-RS, Bagé-RS, Florianópolis-SC, Cascavel-PR, Curitiba-PR, Ponta Grossa-PR, Salvador-BA, Aracaju-SE, Maceió-AL, Recife-PE, João Pessoa-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE, Teresina-PI, Petrolina-PE, Manaus-AM, Tabatinga-AM, Rio Branco-AC, Boa Vista-RR, Porto Velho-RO, Tefé-AM, Brasília-DF, Palmas-TO, Goiânia-GO, Campo Grande-MS, Cuiabá- MT, Corumbá-MS, Rondonópolis-MT, Dourados-MS, São Luís-MA, Altamira-PA, Belém-PA, Macapá-AP, Imperatriz-MA, Santarém-PA, Marabá-PA e Itaituba-PA, nos locais que foram informados por meio de cartão de confirmação da inscrição, disponibilizado em 11 de setembro.

Além do exame intelectual, o concurso tem etapas de valoração de títulos, com entrega de documentação entre 8 e 9 de janeiro; inspeção de saúde, prevista para o período entre 6 e 28 de fevereiro de 2018; exame de aptidão física, a ser realizado entre 6 de fevereior e 1° de março; exame de habilitação musical para candidatos da área de Música, que acontece entre 5 e 7 de março; e revisão médica e comprovação de requisitos biográficos, que acontece na apresentação dos aprovados, em 2 de abril. A matrícula dos aprovados acontece em 09/04/18.

Os cursos de formação serão realizados em dois períodos de instrução, distintos e sucessivos, em diferentes organizações militares de corpo de tropa: o período básico, com duração prevista de 34 semanas; e o período de qualificação, com duração prevista de 43 semanas. Durante o curso de formação o aluno recebe ajuda de custo para moradia, alimentação, assistência médica, odontológica e psicológica. Após formação no curso, o candidato passa a ser declarado 3º Sargento, cargo com remuneração de R$ 3.584,00, de acordo com o estipulado pela tabela de vencimentos dos militares.

Concorrência - O Exército informa que cerca de 111 mil inscritos estão na disputa pelo certame. A média de candidatos por vaga é de 89 candidatos para a área Geral/Aviação (masculino) e de 192 candidatos para a área Geral/Aviação (feminino); 73 candidatos para a área de Música e 147 candidatos para a área da Saúde.

São oferecidas 1.100 vagas para as áreas de Combatente, Logística Técnica e Aviação, para os cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicação, Material Bélico-Manutenção de Armamento, Material Bélico-Mecânico Operador, Material Bélico-Manutenção de Viatura Auto, Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência e Aviação-Manutenção.

Anexos