Ocorreram neste domingo (26) as provas do concurso do Banco do Brasil que irá formar cadastro de reserva no cargo de Escriturário em vários estados do país. Seleção teve mais de 260 mil candidatos inscritos.

Avaliações ocorreram nos municípios de São Gabriel da Cachoeira-AM, Tefé-AM, Tabatinga-AM, Humaitá-AM, Vitória-ES, São Mateus-ES, Linhares-ES, Cachoeiro do Itapemirim-ES, Guarapari-ES, Patos de Minas-MG, Paracatu-MG, Ituiutaba-MG, Uberlândia-MG, Uberaba-MG, Florianópolis-SC, Tubarão-SC, Criciúma-SC, Itajaí-SC, Blumenau-SC, Guaíba-RS, Canoas-RS, Caxias do Sul-RS, Santa Cruz do Sul-RS, Novo Hamburgo-RS, Passo Fundo-RS, Erechim-RS, Pelotas-RS, Bagé-RS, Porto Alegre-RS, Uruguaiana-RS, Santa Maria-RS, Santa Rosa-RS, Duque de Caxias-RJ, Petrópolis-RJ, Nova Friburgo-RJ, Cabo Frio-RJ, Macaé-RJ, Campo dos Goytacazes-RJ, Rio de Janeiro-RJ, Volta Redonda-RJ, Niterói-RJ, São Gonçalo-RJ, Nova Iguaçu-RJ, Campo Grande-RJ, Barra da Tijuca-RJ e Jacarepaguá-RJ.

O gabarito das questões da prova objetiva estará disponível para consulta nesta segunda, 27 de maio, à partir das 17:00 horas, no site www.concursosfcc.com.br. Já o resultado das provas será divulgado apenas no dia 07 de junho.

Os recursos contra as respostas da prova deverão ser interpostos no prazo de 2 dias úteis após a divulgação dos gabaritos no site da Fundação Carlos Chagas, onde será aceito apenas um recurso por candidato.

O candidato classificado na Seleção Externa será convocado segundo sua classificação, a critério exclusivo do Banco do Brasil em função de suas necessidades, dentro do período de validação do concurso que esgotar-se-á após um ano a contar da data de publicação de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. O candidato convocado deverá assinar Contrato Individual de Trabalho, o qual se regerá pelos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Por se tratar de cadastro reserva, a quantidade de nomeados pode variar muito, dependendo da necessidade do banco. Das vagas a serem oferecidas durante o prazo de validade, 5% serão reservadas às pessoas com deficiência.

Para aprovação, candidato deverá acertar no mínimo 30% das questões de conhecimentos básicos e específicos, ou seja, 9 questões em cada; e no mínimo 40% do somatório das duas, ou seja, somar 24 acertos nas questões objetivas. Já a redação varia de 0 a 100 pontos e o candidato deverá ter uma nota mínima de 50 pontos.

Lembrando que em caso de empate os critérios de desempate são:
a) tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição;
b) obtiver o maior número de acertos em Conhecimentos Específicos;
c) obtiver a maior nota na Prova Discursiva-Redação;
d) tiver maior idade.

Lembramos também que para ser nomeado além de toda a documentação de caráter de pessoa física é necessário estar quite com o Serviço Militar Obrigatório ou dele ter sido liberado (se do sexo masculino); Ter, no mínimo, 18 anos completos (idade biológica) na data da contratação; Ter situação regular perante a legislação eleitoral; Comprovar a conclusão de curso de ensino médio; e Possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

No último concurso do Banco do Brasil, realizado em 2012 para estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal, para carreira de Escriturário, segundo organizadora do certame, Fundação Cesgranrio, foram 522.000 inscritos, mas não há dados de quantos foram nomeados até o presente momento.