O Ministério Público do Estado de São Paulo aplicou no último domingo (3) as provas escritas do concurso público que oferta 131 vagas de nível superior. Foram 13.015 candidatos inscritos para cargos de Analista de Promotoria I e II, nas áreas/especialidades de Assistente Jurídico, Agente de Promotoria e Analista de Promotoria - área de Saúde, para atuação em órgãos e unidades administrativas da Capital, Litoral e Interior.

Inscritos foram avaliados por prova de conhecimentos gerais nesta primeira etapa, a qual se deu por 90 questões valendo de 0 a 100 pontos (veja gabaritos), devendo os mesmos alcançarem 60 pontos, no mínimo, para obter aprovação. Aprovados terão de passar ainda por mais uma prova escrita objetiva, sendo esta de ciências aplicadas específicas da função. A aplicação da 2ª Fase de provas se dará na data de 01/12/13, com gabaritos a serem divulgados em 03/12/13.

Cargos exigem nível superior em qualquer área de formação, em Direito ou ainda em Medicina, conforme o cargo, e salários variam entre R$ 4.849,02 e R$ 7.660,74 por jornada de trabalho semanal de 20 ou 40 horas.

Vagas estão distribuídas entre regionais e unidades da Capital São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté e Vale do Ribeira (veja o edital completo).

Aprovados dentro do número de vagas ofertadas serão convocados dentro do prazo de validade do concurso, que é de dois anos, e que poderá ser prorrogado por mais dois anos, alcançando os cargos que vagarem ou forem criados no decorrer do período.

O envio da titulação deve ser efetuado junto à 2ª fase de avaliação, conforme convocação específica, podendo somar pontos na nota final do candidato.