Por meio de comunicado oficial, a Polícia Militar do Piauí (PM-PI) decidiu anular as provas objetivas aplicadas no domingo (21), do concurso para 480 vagas masculinas e femininas que teve 32 mil inscritos na disputa pelo cargo de Soldado no Quadro de Praças da corporação. A Secretaria de Segurança do estado prendeu 12 candidatos que tentaram fraudar o concurso, e que estavam de posse das questões de português. Destes, dois pagaram fiança e foram liberados. Os candidatos em liberdade foram os flagrados com as questões da prova e agora serão investigados pela Polícia Civil.

03/04/2017
17/04/2017
21/05/2017
R$ 3.100,00
480
23/05/2017
Anexos

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado do estado (Greco) apreendeu colas e informações de trechos da prova de português com dois candidatos. "Durante a operação constatamos dois tipo de fraude: um que compromete a lisura do concurso, quando dois candidatos foram flagrados com cinco questões da prova de português, e outro que não compromete, mas vai contra o edital que foi candidatos com celulares e outros com gabaritos que não foram comprovados como oficiais", informou o delegado Kleydson Ferreira.

Uma instituição de outro estado será contratada para a elaboração e impressão das provas. Mesmo assim, a Nucepe continua responsável pelo certame, aplicando a avaliação e as demais etapas. A nova prova para os 32.010 candidatos inscritos ocorrerá em mais de 90 centros de aplicação no dia 02 julho de 2017.

A prova - Os candidatos passarão novamente pela prova escrita objetiva contendo questões de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais, Noções de Informática, Legislação da Polícia Militar do Piauí e Noções de Direito. A etapa acontecerá apenas na capital, Teresina, com 60 questões valendo 80 pontos. Será considerado aprovado para a 2ª Etapa (exames de saúde) o candidato que, cumulativamente, alcançar pontuação igual ou superior a 60% do total de pontos da prova, além de ter, no mínimo, 50% do total de pontos de cada uma das matérias, e que estiver dentro do limite de 2 vezes o número de vagas previstas para a OPM de lotação. Mais da pontuação necessária para aprovação nas etapas pode ser conferida no edital do certame

Gabaritos

A divulgação do gabarito preliminar do concurso acontecerá na terça-feira após a prova, 4 de julho, pelo site da organizadora Nucepe/Uespi: nucepe.uespi.br/pm2017.

Outras etapas de avaliação dos candidatos incluem os exames de saúde (médico e odontológico); teste de aptidão física; exame psicológico e investigação social.

O resultado final do certame deve sair até o fim do ano e a validade da seleção será de dois anos, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

Concorrência - No total, são 32.010 candidatos registrados pelo concurso. Destacam-se os inscritos para Parnaíba, com 5.412 homens e 1.993 mulheres inscritas; para Picos, com 3.564 homens e 1.028 mulheres; e para Uruçuí, com 3.306 homens e 970 mulheres.

Os requisitos do concurso são de escolaridade média, idade entre 18 e 30 anos, estatura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, além de Carteira de Nacional de Habilitação de categoria mínima "AB". O cargo tem salário inicial de R$ 3.100,00.

Anexos