Foram publicados nesta terça-feira, 26, por meio do Diário Oficial do Estado, os gabaritos preliminares das provas objetivas do grande concurso público da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, que ocorreu no último final de semana para Oficiais. O Aluno-Oficial fará jus, durante o período de curso, à bolsa auxílio, indenização de fardamento, assistência à saúde, psicológica e odontológica. Após a formação, a remuneração do posto de Capitão é de R$ 11.620,55, e demais vantagens, por jornada de 40 horas semanais.

24/10/2018
22/11/2018
24/03/2019
R$ 11.620,55
250
26/03/2019
Anexos

São mais de 6 mil candidatos na disputa pelas 250 vagas no Curso de Formação de Oficiais do Quadro, sendo 200 para a Brigada Militar e 50 para o curso de formação de Oficiais Bombeiros. Do total de oportunidades, 16% serão reservadas aos candidatos afrodescendentes.

As provas objetivas tiveram 80 questões de Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito da Criança e do Adolescente, Legislação Aplicada a Função, Direito Internacional e Direitos Humanos, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar. A etapa vale 100 pontos e será habilitado quem atingir nota igual ou superior a 60 pontos. Junto a essas, ocorreram as provas discursivas, de caráter classificatório e eliminatório. Esta será avaliada de zero a 100 pontos, sendo 10 pontos para cada questão e considerado aprovado o candidato que alcançar pontuação igual ou superior 50 pontos.

Os gabaritos preliminares foram publicados nesta terça-feira, 26 de março - veja os gabaritos.

As respostas poderão ser consultadas também pelo site da Fundação La Salle - https://fundacaolasalle.org.br/concursos.

O concurso terá ainda etapas de:
- Prova de títulos;

- Exame de Saúde;
- Exame de Capacitação Física;
- Exame Psicológico composto Testagem Coletiva, Entrevista de Grupo e Entrevista Individual;
- Prova Oral.

A Prova de Títulos, de caráter classificatório, será avaliada de zero a 100 pontos. O candidato deverá preencher o Formulário da Prova de Títulos, que integra o edital, e adicionar a relação de títulos com cópia autenticada dos documentos. Deverá entregá-los ou enviá-los no período previsto no cronograma de execução do edital, pessoalmente ou por SEDEX e A.R. (aviso de recebimento), no endereço da Fundação La Salle, Av. Getúlio Vargas, nº 5558, Sala 105, Centro, Canoas/RS, CEP 92010-242. Em caso de envio da documentação por SEDEX e A.R., a data de postagem deverá ser até o último dia da data limite para entrega.

Os candidatos aprovados no exame de saúde, realizarão um Exame de Capacitação Física, de caráter eliminatório. Este será realizado pela Comissão Permanente de Pesquisa e Avaliação Física da Brigada Militar (COPPAFI/BM) que avaliará as condições físicas do candidato, através de exercícios e respectivos índices mínimos exigidos. Para a realização do Exame de Capacitação Física, o candidato deverá apresentar-se no local, na data e no horário que lhe forem designados, trajando calção e/ou abrigo, camiseta e tênis, não sendo permitida a realização do Exame para os candidatos que não se apresentarem assim vestidos, causando sua eliminação.

Para o Exame Psicológico, de caráter eliminatório, serão convocados por ordem de classificação os candidatos aprovados no exame de capacitação física e respeitado o percentual de reserva de vagas para negros e pardos. Este, para fins de seleção de candidatos é um processo sistemático, de levantamento e síntese de informações com base em procedimentos científicos que permitem identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o desempenho das atividades e perfil psicológico para desempenho do cargo.

Haverá também prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos aprovados nas etapas anteriores. Esta, será avaliada em uma escala de zero a 30 pontos, e será considerado aprovado o candidato que alcançar pontuação igual ou superior 15 pontos. O candidato que não alcançar no mínimo 15 pontos automaticamente será considerado reprovado e eliminado do Concurso. A prova oral será gravada, de modo a comprovar a qualquer tempo os procedimentos realizados.

Os candidatos aprovados deverão comprovar ter, no ato da posse:

- Diploma de nível superior/bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais;
- Idade máxima de 29 anos de idade, até o último dia da inscrição;
- Altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino, e 1,60m para candidatas do sexo feminino;
- Ilibada conduta pública e privada;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Não estar respondendo a processo criminal;
- Carteira Nacional de Habilitação na Categoria "B", até o dia previsto para a Sindicância da Vida Pregressa/Entrega da documentação para inclusão, entre outros requisitos constantes no edital.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser renovado por igual período.

Anexos