Saiu nesta terça-feira a divulgação dos gabaritos preliminares das provas aplicadas no concurso da Escola de Sargentos das Armas (gabarito ESA 2018). São 1.100 vagas ofertadas e mais de 94 mil inscritos que tentam ingresso na corporação. Segundo a ESA, são 75 candidatos por vaga na área Geral/Aviação (Masculino); 171 candidatos por vaga na área Geral/Aviação (Feminino); 78 por vaga na área de Música; e 93 para cada vaga na área da Saúde.

28/03/2018
27/04/2018
29/07/2018
R$ 3.825,00
1.100
31/07/2018
Anexos

Os candidatos passaram por prova objetiva com 36 questões de Matemática, Português, História e Geografia do Brasil, Teoria Musical - apenas para os candidatos da área de Música - e Conhecimentos Específicos de Enfermagem - apenas para os candidatos da área Saúde; mais redação. O resultado parcial da etapa sai em 5 de outubro.

Gabaritos ESA

A consulta dos gabaritos oficiais preliminares pode ser feita no site da ESA - www.esa.ensino.eb.br. O período para interposição de recursos ficará aberto até 2 de agosto e a resposta dos recursos está prevista para 27 de agosto.

Outras etapas de seleção incluem valoração de títulos, com apresentação da documentação entre 8 e 9 de outubro; inspeção de saúde, a ser realizada entre 26 de novembro e 17 de dezembro; exame de aptidão física, a ser realizado entre 26 de novembro e 17 de dezembro; e exame de habilitação musical, apenas para os candidatos da área de Música, previsto para o período entre 19 e 21 de dezembro.

A homologação do resultado final acontece até 11 de janeiro de 2019 e a matrícula dos aprovados está prevista para 11 de fevereiro. Veja mais no edital.

Curso superior - Tecnólogo

O curso de formação do ESA 2018 passará a valer como graduação de nível superior de tecnologia para os cursos de Tecnologia em Artilharia, Tecnologia em Cavalaria, Tecnologia em Comunicações Aeronáuticas, Tecnologia em Construções Militares, Tecnologia em Fotointeligência, Tecnologia em Gerenciamento de Trafego Aéreo, Tecnologia em Gestão de Comunicações Militares, Tecnologia em Gestão da Manutenção Aeronáutica, Tecnologia em Infantaria e Meteorologia Aeronáutica, além do curso de Tecnologia em Sistemas de Armas - para Oficiais.

O curso de formação terá a duração de 24 meses, com os primeiros 12 meses sendo realizados em uma das 12 Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCP), localizadas nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Juiz de Fora-MG, Recife-PE, Alegrete-RS, Jundiaí-SP, Pirassununga-SP, Pouso Alegre-MG, Campo Grande-MS, Fortaleza-CE, Blumenau-SC, Jataí-GO e Altamira-PA. Os 12 meses seguintes são realizados na Escola de Sargentos de Logística, no Rio de Janeiro-RJ, ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté-SP. Durante o curso de formação, o aluno recebe uma ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. Após formação no curso, o aprovado é declarado 3º Sargento e terá remuneração de R$ 3.825,00, de acordo com o estipulado pela tabela de salários dos militares.

Anexos