O Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, após ser reeleito por mais 4 anos como chefe do executivo estadual, anunciou que deverá realizar três novos certames este ano. A informação foi dada durante uma entrevista realizada recentemente.

Entre os certames previstos em 2019 estão o da Secretaria da Fazenda Estadual (SEFAZ-BA), Polícia Civil (PC-BA) e da Polícia Militar da Bahia (PM-BA).

Costa salienta que a realização dos concursos deve acontecer assim que o estado sair do limite prudencial, estabelecido pela lei federal de responsabilidade fiscal.

SEFAZ-BA

A Secretaria de Fazenda da Bahia (SEFAZ-BA) terá muito em breve seu edital de abertura de concurso público. Conforme informações oficiais da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Administração (Saeb), o edital do certame ficará a cargo da  Fundação Carlos Chagas (FCC), vencedora da licitação. O concurso foi autorizado no fim de 2017, assim poderá finalmente ter sua abertura oficializada - veja a autorização.

A expectativa é de que sejam oferecidas 60 vagas para o cargo de Auditor Fiscal do Estado, cargo que exige nível superior completo e tem remuneração base de R$ 8.456,19, podendo ser acrescido de benefícios e atingir até R$ 19 mil, por jornada de 30 horas semanais. 

Poderão concorrer candidatos que tenham nível superior nas seguintes áreas de formação: Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Informática, Sistemas de Informação, Ciência da Computação ou Processamento de Dados.

PC-BA

A Polícia Civil da Bahia (PC-BA) realizou em 2018 o seu último concurso público destinado ao preenchimento de 1.000 vagas em cargos de Investigador, Delegado e Escrivão.

Foram ofertadas 82 vagas abertas para Delegado de Polícia Civil, cargo que exige Diploma em curso de nível superior completo de bacharel em Direito reconhecido pelo MEC; 880 vagas para Investigador de Polícia Civil, que exige Graduação de nível superior completo em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação na categoria "B" e 38 vagas para Escrivão de Polícia Civil que também exige graduação de nível superior completo em qualquer área de formação. Veja o edital do Concurso da Polícia Civil-BA 2018

PM-BA

O último concurso da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) foi realizado em 2017, com oferta de 2.750 vagas no cargo de Soldado, sendo 2.000 vagas para o cargo de Soldado da Polícia Militar e 750 vagas para Soldado do Corpo de Bombeiros Militar.

Das 2.750 vagas, 2.491 foram para homens e 259 vagas para mulheres, e o edital reserva ainda 30% do total para candidatos negros.

A função exige nível médio (antigo segundo grau), idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, estatura mínima de 1,60m para candidatos do sexo masculino e de 1,55m para candidatas do sexo feminino, além de Carteira Nacional de Habilitação válida, na categoria "B". Veja o último edital do Concurso Polícia Militar-BA 2017