O governo publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 10 de janeiro, a lista de cargos que serão extintos da administração pública federal. O Decreto nº 9.262 extingue cargos efetivos vagos e também dos que vierem a vagar dos quadros de pessoal, além de vedar a abertura de concursos públicos para o provimento de vagas adicionais para os cargos especificados. Serão extintos 60.923 cargos.

O levantamento realizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão aponta que destes 60 mil, 37.872 estão vagos. Os demais 23.051 ainda ocupados por servidores (6% do quadro de pessoal), serão extintos à medida que vagarem. Os órgãos federais contam atualmente com 635 mil servidores.

Do montante total, serão extintos 1.992 cargos atualmente vagos de nível fundamental, envolvendo carreiras como Auxiliar de ambulatório, Auxiliar de meteorologia, Oficial de manutenção, Operador de caldeira, Desenhista copista, Auxiliar em ciência e tecnologia, Vestiarista, Armador, Seleiro, Auxiliar Rural e Pescador - veja a lista de cargos de nível fundamental que serão extintos.

Já com requisito de ensino intermediário outros 17.386 cargos deixarão de ter novos servidores em diversos ministérios, envolvendo carreiras como Enumerador, Operador de simulação estratégica, Agente de higiene e segurança no trabalho, Agente de transporte marítimo e fluvial, Atendente, Datilógrafo, Motorista Oficial, Perfurador, Telefonista, Massagista, Porteiro, Digitador, Editor de Videoclipe, Fotógrafo, Operador de Telex, Ator, Costureiro, Copeiro, dentre outros - veja a lista dos cargos de nível médio.

O que chama atenção é a quantidade de cargos em algumas carreiras. A função de Datilógrafo, por exemplo, que não atende atualmente os serviços essenciais à administração, tem 1.605 cargos somente na área de Prev. de Saúde e Trabalho e mais 1.992 na carreira do Seguro Social, sendo 1.320 deles já vagos. Para Motorista Oficial são 2.527 cargos, sendo 1.417 ativos e 1.110 vagos. A medida busca ajustar a demanda de trabalho com o cenário atual.

Já de nível superior, serão 3.794 cargos vagos extintos, envolvendo empregos de Analista de diversas áreas, Educador em Saúde, Pesquisador, Pedagogo, Médico, Técnico de Planejamento, Administrador, Economista, Atuário, Censor Federal, Piloto, entre outros.

Será vedado ainda a abertura de novos concursos para os cargos constantes no Anexo IV do decreto.

Com informações do Diário Oficial da União de 10 de janeiro de 2018