O Ministério Público do estado de São Paulo (MP-SP) anunciou a realização de dois novos concursos públicos. Estão autorizadas a abertura de concursos com 30 vagas para Analista Jurídico, três para Analista de Promotoria II (Agente de Promotoria) e mais duas vagas de Analista de Promotoria I em várias especialidades, nas áreas de saúde e assistência social. As autorizações foram publicadas na página 64 do Diário Oficial do Estado de São Paulo de 19 de junho.

O cargo de Analista Jurídico tem exigência de bacharelado em Direito e salário inicial de R$ 11.050,93; já a função de Analista de Promotoria tem salário inicial de R$ 6.718,45. 

O MP atua nas áreas cível, crimininal, eleitoral, de educação, de patrimônio público, de saúde pública, de urbanismo e meio ambiente; além da defesa do consumidor, dos direitos humanos, da pessoa idosa, da infância e da juventude.

Últimos

O último concurso do MP-SP abriu 67 vagas para Promotor de Justiça Substituto tem 2016. As avaliações incluíram prova preambular com questões de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito da Infância e da Juventude, Direito Comercial e Empresarial, Tutela de Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Direitos Humanos, Direito Administrativo e Direito Eleitoral; além de prova escrita; prova oral; sindicância da vida pregressa/ investigação social; e análise de títulos.

Em 2016, um concurso abriu 17 vagas para Motorista. Os candidatos passaram por prova objetiva com 50 questões sobre conteúdos de língua portuguesa, matemática, conhecimentos específicos, conhecimentos gerais e legislação e prova prática (exame de direção). 

Já para Técnico Científico houve concurso em 2015, foram 40 vagas nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Química, Engenharia de Tráfego, Engenharia de Avaliação, Engenharia de Computação, Geografia, Pedagogia, Medicina Veterinária, Engenharia Civil e Geologia. Os candidatos realizaram prova objetiva com questões de conhecimentos gerais, língua portuguesa, matemática, atualidades, noções de informática e conhecimentos específicos; mais prova dissertativa.