O Ministério Público da União (MPU) divulgou na edição desta sexta-feira, 1 de março, do Diário Oficial da União (DOU) o edital de convocação do 10º concurso público para provimento de vagas nos cargos de Analista e Técnico do MPU. O resultado final do certame havia sido homologado em dezembro de 2018. As vagas a serem preenchidas estão distribuídas conforme apresentado no Edital SG/MPU nº 2, de 28 de fevereiro de 2019.

Para o cargo de Analista do MPU/Direito, serão preenchidas 7 vagas, distribuídas nas unidades da Procuradoria da República no município de Cruzeiro do Sul-AC
(1 vaga), Procuradoria da República no município de Irecê-BA (1), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios-DF (1), Procuradoria da República no município de Itaituba-PA (1), Procuradoria do Trabalho no município de Guarapuava-PR (2) e Procuradoria da República-RR (1).

Já para o cargo de Técnico do MPU/Administração, serão 15 vagas distribuídas entre as unidades da Procuradoria da República-DF (3), PRR 1ª Região Brasília-DF (1), Procuradoria da República no município de São Mateus-ES (1), Procuradoria do Trabalho no município de Imperatriz-MA (1), Procuradoria da República no município de Teófilo Otoni-MG (1), Procuradoria do Trabalho no município de Três Lagoas-MS (1), Procuradoria da República no município de Cáceres-MT (1), Procuradoria da República no município de Sinop-MT (1), Procuradoria da República no município de Altamira-PA (1), Procuradoria da República no município de São Gonçalo/ Itaboraí/ Magé-RJ (1), Procuradoria do Trabalho no município de Campos dos Goytacazes-RJ (1) Procuradoria da República no município de Vilhena-RO (1) e Procuradoria da República no município de Santana do Livramento-RS (1).

A lista de convocados e as opções pela localidade de lotação serão divulgadas no endereço eletrônico do Ministério Público Federal - www.mpf.mp.br/concursos/concursos/servidores/10o-concurso/editais, nesta sexta-feira, 1. O ato contendo a lista de convocados e as opções de localidade também poderá ser acessado pelo Diário Eletrônico do MPF.

Os convocados deverão formalizar as opções por meio de preenchimento de formulário específico, conforme correspondência eletrônica encaminhada para o e-mail de cada candidato. O formulário deverá ser devidamente preenchido e remetido no prazo de 48 horas, a contar do horário de envio do formulário. - veja detalhes no edital de convocação.

Sobre o concurso

O concurso público do Ministério Público da União visava o preenchimento de 47 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva, nas carreiras de Técnico - Área Administrativa e Analista - Área Direito. A seleção registrou 264.924 inscritos.

O concurso teve prova objetiva para todos os cargos, mais prova discursiva apenas para o cargo de Analista. As provas foram realizadas no dia 21 de outubro, nas capitais dos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal.

Para Analista do MPU, foram ofertadas 36 vagas, para lotação nos Estados do Amazonas (3), Amapá (1), Bahia (2), Distrito Federal (5), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (4), Pará (5), Rio de Janeiro (2), Rondônia (4), Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina (1). O salário do cargo é de R$ 11.259,81, e a exigência para concorrer era ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Já para Técnico do MPU, o requisito era de apenas nível médio completo, e a remuneração inicial é de R$ 6.862,72. Foram ofertadas 11 vagas imediatas e cadastro reserva para lotação nos Estados do Acre (1), Amapá (1), Distrito Federal (4), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (2).

O MPU formou um cadastro reserva, e é previsto em edital a possibilidade de convocação dos aprovados em outros Estados, conforme a necessidade. Os aprovados e empossados irão auxiliar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; entre outros. - saiba mais detalhes do concurso no edital de abertura.