A Prefeitura de São Bernardo do Campo, cidade com mais de 800 mil habitantes do estado de São Paulo assinou na última quarta-feira (14) o contrato com a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista - Vunesp, para a realização de um novo concurso público neste ano. Serão oportunizadas 782 vagas, entre cargos técnicos de 12 secretarias, além de reforço nos quadros da Educação, Serviços Urbanos e Guarda Civil Municipal (GCM). A previsão é que o edital seja publicado até o mês de maio.

A maior parte das vagas será destinada à pasta da Educação, com oportunidades para Diretor de Escola (50 vagas), Coordenador Pedagógico (35 vagas), Professor de Educação Básica (325 vagas) e Professor de Educação Especial (10 vagas). Já para a GCM serão disponibilizadas 100 vagas. As demais oportunidades serão distribuídas entre as secretarias de Administração, Desenvolvimento Social, Finanças, Gestão Ambiental, Habitação, Obras, Planejamento Urbano, Serviços Urbanos e Transportes.

Vagas

As 782 vagas serão distribuídas entre os cargos de Agente Contábil (5); Agente de Controladoria (2); Agente de Tesouraria (3); Analista de Transportes (3); analista Tributário Financeiro (1); Arquiteto (10); assistente Jurídico (1); Assistente Social (1); Auxiliar de Serviços de agrimensura (1); Contato (3); Coordenador Pedagógico (35); Desenhista (1); Diretor Escolar (50); Engenheiro (11); Fiscal de Cadastro Tributário (5); Fiscal (62); Fisioterapeuta (1); Fonoaudiólogo (1); Geólogo (1); Guarda Civil Municipal 3ª Classe (100); Oficial Administrativo (100); Orientador Pedagógico (5); Procurador (9); Professor de Educação Especial: Audiocomunicação, Deficiência Mental, Deficiência Visual (10); Professor Educação Básica (300); Professor Educação Básica: Artes e Educação Artística (25); Psicólogo (10); Técnico em Agrimensura (9); Técnico em Licitações (13); Técnico em Meio Ambiente (3); Terapeuta Ocupacional (1). Os salários variam de R$ 1.675,86 a R$ 9.348,71.

O prefeito Orlando Morando disse que o momento de estabilidade da administração municipal permite realizar a nova seleção. "Esta é uma decisão pensada e calculada e reflete o forte ajuste financeiro que implementamos desde o ano passado. Queremos preencher esta lacuna enorme de servidores técnicos que se aposentaram ou que deixaram a Administração e que causou um processo de deterioração dos serviços".

De acordo com o secretário de Administração e Modernização Administrativa, Pedro Pinheiro, além da reposição de cargos técnicos e complemento em secretarias estratégicas, outro destaque do concurso será a contratação de 100 oficiais administrativos que serão distribuídos em todas as pastas do governo. O último concurso para o cargo aconteceu há 12 anos. Outra inovação é a contratação de Agente de Controladoria, Analista Tributário Financeiro e Analista de Transportes por meio de concurso público. Até então, os cargos vinham sendo preenchidos por funcionários comissionados.

Veja o quadro de vagas previstas no novo concurso:

Último concurso

O último concurso da Prefeitura de São Bernardo do Campo aconteceu em 2016, quando foram ofertadas 20 vagas e cadastro reserva em cargos de Assistente Social e Professor de Educação Básica para atuação nas disciplinas de arte, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. A empresa organizadora do certame foi o IBAM-SP.

A seleção dos candidatos foi realizada por meio de provas objetivas de caráter classificatório e eliminatório para todos os cargos, além de prova de títulos para o cargo de Professor. Veja o edital do concurso de 2016.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Bernardo do Campo-SP