A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Maranhão (SEJAP-MA) abre no próximo dia 22 de fevereiro as inscrições para o concurso que preencherá 100 vagas de nível superior no cargo de Agente Penitenciário. Além de ensino superior concluído em qualquer especialidade, os candidatos devem possuir carteira de habilitação na categoria "B" para concorrer no cargo. O certame está sendo organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) que divulgou o edital normativo no último sábado, dia 30 de janeiro.

O cargo de Agente Penitenciário tem carga horária de trabalho de 40 horas semanais e salários de R$ 3.283,56, além dos benefícios da carreira. Os candidatos aprovados poderão escolher o seu local de atuação, de acordo com a própria classificação no concurso. As oportunidades estão localizadas nas Unidades Prisionais Penais que ficam no interior do Estado e não veda o ingresso de Agentes Penitenciárias Femininas. Acesse o edital.

O cargo de Agente realiza atividades de média complexidade, quem envolvem planejamento e execução de serviços de segurança, vigilância, custódia de presos recolhidos nos estabelecimentos penais na execução e penas de segurança, executar programas e ações voltadas a execução penal para a reintegração de presos, além de assessorar e dirigir as unidades penais.

As inscrições para participar do concurso da SEJAP-MA estarão abertas entre os dias 22 de fevereiro e 20 de março de 2016, somente pela internet, através do site da organizadora do certame, a Funcab: www.funcab.org. O valor da inscrição será de R$ 150,00 e candidatos que estejam cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadUnico) podem solicitar isenção do pagamento da taxa.

A seleção dos candidatos inscritos se dará através das seguintes etapas:

- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

- Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;

- Teste de aptidão física, de caráter eliminatório;

- Teste psicotécnico;

- Exames médico e odontológico, de caráter eliminatório;

- Curso de formação e investigação social, de caráter eliminatório e classificatório.

Está prevista para o dia 24 de abril de 2016 a realização das provas objetivas e discursivas, que serão aplicadas nas cidades de São Luís, Imperatriz, Caxias e Bacabal em locais a serem divulgados, com, pelo menos, uma semana de antecedência pela banca.

O prazo de validade do presente concurso público é de dois anos, prorrogável ainda por igual período, prazo onde ocorrerão as nomeações dos aprovados, seguindo a ordem de classificação.