A Polícia Civil do Estado de São Paulo aplicou no último domingo (16) as provas objetivas do concurso público para 788 vagas de Escrivão de Polícia. A organizadora do concurso, Fundação Vunesp não divulgou o quantitativo de inscritos na seleção.

As avaliações se deram por meio de 100 questões objetivas sobre conhecimentos gerais e específicos, valendo de 0 a 100 pontos; e prova discursiva, que continha 5 questões dissertativas (também valendo de 0 a 100 pontos).

Os gabaritos das provas objetivas aplicadas foram divulgados hoje pela manhã (19) na Imprensa Oficial de São Paulo, e podem ser visualizados na íntegra pelo Portal Gabaritos Concursos, que acompanha as publicações, além de obter mais informações sobre os índices para aprovação. Os gabaritos deverão ser publicados no site da Vunesp até o fim do dia.

Haverá ainda etapas de avaliação de títulos, de caráter classificatório, além de testes de aptidão física e Curso de Formação para a função. Os candidatos aprovados serão classificados por ordem decrescente da pontuação final, após observação dos critérios de desempate. Para estar entre os nomeados o candidato necessita ser aprovado em todas as etapas de avaliação e ser classificado dentro do número de vagas ofertado pelo edital do concurso.

O concurso ofertou 788 vagas para cargo de Escrivão, função que exige nível superior em qualquer área de formação, além de Carteira Nacional de Habilitação na categoria "B". O Escrivão terá vencimentos a partir de R$ 3.278,20, correspondentes à soma dos valores do salário-base e da gratificação pelo regime especial de trabalho policial (RETP) por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período.