O governo de Alagoas confirmou oficialmente a realização de um novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBM-AL). O anúncio foi feito nesta terça-feira, 28 de outubro, durante uma coletiva de imprensa que apresentou o pacote de concursos estaduais previsto para os próximos meses.
A seleção integra o maior programa de reforço ao serviço público da história de Alagoas, que abrirá mais de 11 mil vagas em diferentes órgãos até o fim de 2026 em órgãos do estado.
De acordo com o governador Paulo Dantas, serão ofertadas 344 vagas no CBM-AL, sendo 172 imediatas e 172 para cadastro reserva, distribuídas entre os cargos de Soldado e Oficial Bombeiro Militar.
A secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, destacou que a autorização do certame já está publicada e que a comissão organizadora será formada nas próximas semanas para definir a banca examinadora e os prazos do edital. "Este será o maior concurso da Segurança Pública de Alagoas nos últimos anos. Estamos investindo em pessoas, em tecnologia e em estrutura para garantir um serviço de excelência à população", afirmou o governador durante o evento.
Veja a publicação do Estado de Alagoas no Instagram:
Déficit de efetivo e necessidade
Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Alagoas enfrenta um déficit de pessoal que pode ultrapassar 68% até o fim de 2025. Por esse motivo, o novo concurso é considerado essencial para recompor o efetivo da corporação e ampliar o atendimento em todas as regiões do estado.
O último edital do CBMAL foi publicado em 2021, com 20 vagas para Oficiais e 150 para Soldados. Na época, o Cebraspe foi responsável pela organização das provas, e o concurso registrou ampla concorrência. A nova seleção visa seguir modelo semelhante, com etapas de provas objetivas, discursivas, testes físicos e avaliações médicas e psicológicas.
Com a autorização confirmada, a próxima etapa será a formação da comissão organizadora, responsável por definir a banca examinadora e o cronograma. A expectativa é que a escolha ocorra até o fim de 2025, para que o edital seja publicado no primeiro trimestre de 2026.
Cargos, vagas e remunerações
Os cargos previstos para o concurso Bombeiro AL 2025 são os seguintes:
- Aspirante a Oficial Bombeiro Militar: 20 vagas imediatas;
- Soldado Bombeiro Militar: 150 vagas imediatas;
- Cadastro reserva: 172 vagas adicionais (para ambos os cargos).
Os requisitos básicos incluem ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos na data da inscrição, além de altura mínima de 1,65 m (homens) e 1,60 m (mulheres).
A remuneração varia conforme o cargo e o estágio de formação. O aluno Soldado recebeR$ 4.250,06 após a conclusão do curso de formação. Já o Cadete Oficial ganha R$ 9.602,72 quando promovido ao posto de 2º Tenente.
Reajustes e benefícios da carreira militar
Em 2019, o governo de Alagoas sancionou a Lei nº 119/2019, que concedeu reajuste total de 12% nos subsídios dos militares, incluindo integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A valorização salarial vem sendo acompanhada por investimentos em equipamentos e infraestrutura, além da ampliação do quadro efetivo.
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas atua em missões de prevenção e combate a incêndios, salvamentos, resgates, defesa civil e atendimento pré-hospitalar. A nova geração de bombeiros que ingressar por meio do concurso também deverá ser capacitada para operações em desastres ambientais e emergências químicas, áreas em expansão na corporação.
Atribuições dos cargos
Soldado Bombeiro Militar: realiza atividades de combate a incêndios, busca e salvamento, resgate de vítimas, condução de viaturas de emergência e ações de defesa civil. Também participa de campanhas educativas e fiscalizações preventivas relacionadas à segurança contra incêndios e pânico.
Oficial Bombeiro Militar: atua no planejamento e coordenação de operações, gerenciamento de recursos humanos e materiais, elaboração de laudos técnicos e perícias, além de comandar equipes em missões de grande complexidade.
Pacote de mais de 11 mil vagas em Alagoas
O concurso Bombeiro AL integra o amplo pacote de seleções públicas anunciado pelo governo estadual. Somente na área da Segurança Pública, estão previstos concursos para a Polícia Militar (PM AL) com 1.060 vagas (entre imediatas e reserva) e para a Polícia Civil (PC AL) com 300 vagas.
No total, o governo estima abrir 7.200 vagas em concursos públicos diretos e 4.000 vagas adicionais para convocações e nomeações de militares e servidores da saúde.
Confira as seleções:
- Procuradoria Geral do Estado (PGE AL) - 10 vagas para Procurador do Estado (nível superior).
- Polícia Civil de Alagoas (PC AL) - 150 vagas para Agente e Escrivão de Polícia (nível superior).
- Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag AL) - 15 vagas para Gestor Público nas áreas de Administração, Análise de Sistemas, Arquivologia, Contabilidade, Geografia e Planejamento (nível superior).
- Departamento de Estradas de Rodagem (DER AL) - 10 vagas para Assessor Técnico Rodoviário (nível superior).
- Departamento Estadual de Trânsito (Detran AL) - 50 vagas para Analista e Assistente de Trânsito (nível superior).
- Agência Reguladora de Serviços (ARSAL) - 15 vagas para Analista de Regulação (nível superior).
- Alagoas Previdência (ALPREV) - 20 vagas para Analista Previdenciário (nível superior).
- Secretaria de Estado da Educação (Seduc AL) - 521 vagas para Professor e 200 para Analista Educacional (nível superior).
- Polícia Militar de Alagoas (PM AL) - 530 vagas para Praças e Oficiais (nível médio e superior).
- Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) - 172 vagas para Praças e Oficiais (nível médio e superior).
- Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) - 41 vagas para Analista Administrativo (nível superior).
- Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) - 43 vagas para Professor Assistente (nível superior).
- Instituto do Meio Ambiente (IMA) - 12 vagas para Analista Ambiental (nível superior).
- Controladoria Geral do Estado (CGE AL) - 5 vagas para Analista de Controle Interno (nível superior).
- Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz AL) - 25 vagas para Auditor Fiscal (nível superior).
- Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (EMATER) - 20 vagas para Extensionista Rural (nível superior).
- Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (ADEAL) - 20 vagas para Fiscal Estadual Agropecuário (nível superior).
- Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon AL) - 15 vagas para Analista e Fiscal de Defesa do Consumidor (nível superior).
- Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEAL) - 10 vagas para Gestor Especializado em Ciência e Tecnologia (nível superior).
- Secretaria de Estado da Saúde (SESAU AL) - 1.750 vagas para Especialista em Saúde (nível superior) e Assistente em Saúde (nível médio).
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo:


