Apesar de parecer um dia de folga por ser tão esperado e falado no país, o Carnaval não é feriado nacional, e sim ponto facultativo. Desta forma, as empresas têm a opção de suspender ou não as atividades durante o período desta festividade.

O Carnaval sempre cai em uma terça-feira de cada ano, e a segunda-feira também pode ser ponto facultativo. Por cultura do brasileiro, ainda tem a quarta-feira de cinzas, que é considerado o dia do descanso após as festas.

Para os cristãos, a quarta de cinzas é o dia que marca o início da quaresma, presente do calendário litúrgico. Com isso, são contados 40 dias que antecedem a Páscoa, colocando um fim nas celebrações tidas como "carnais", já que o Carnaval é comumente conhecido como "a festa da carne".

Neste ano, o Carnaval ocorreu no dia 1 de março, porém, em decorrência da pandemia, muitas cidades e capitais acabaram cancelando os blocos de rua. Em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, os tradicionais desfiles das escolas de samba foram nos dias próximos ao feriado de 21 de abril, Dia de Tiradentes.

Carnaval 2023: qual a data?

O Carnaval 2023 será na terça-feira, dia 21 de fevereiro. Assim, na segunda, dia 20 de fevereiro, também poderá ser ponto facultativo.

No Brasil, a Lei nº 5.243 de 14 de maio de 2008 do estado do Rio de Janeiro estabelece que a data é feriado neste estado. Mesmo que outros lugares do país realizem grandes festejos, como Bahia, Pernambuco e São Paulo, não é feriado.

Dias de Carnaval nos próximos anos

Por se tratar de uma data móvel (quando não ocorre no mesmo dia do calendário civil), o Carnaval muda os dias a cada ano. Caso você esteja se preparando para os próximos Carnavais, veja as datas dos anos seguintes:

  • Carnaval 2023 - 21 de fevereiro de 2023;
  • Carnaval 2024 - 13 de fevereiro de 2024;
  • Carnaval 2025 - 4 de março de 2025;
  • Carnaval 2026 - 17 de fevereiro de 2026;
  • Carnaval 2027 - 9 de fevereiro de 2027;
  • Carnaval 2028 - 29 de fevereiro de 2028.

Qual a origem do Carnaval?

Mesmo não sabendo o local que o Carnaval surgiu, ele remonta à Antiguidade. É possível que muitos eventos podem ter influenciado a comemoração que temos hoje.

O uso de máscaras e fantasias pode ser originário da antiga Babilônia, por exemplo, quando havia as trocas de papéis sociais. Isso fazia com que as pessoas pudessem se divertir, sem serem reconhecidas.

No entanto, todos os eventos que deram origem ao Carnaval foram pagãos. Pelo fato da igreja não conseguir proibir a comemoração do Carnaval, a partir de 590 a.C., as autoridades eclesiásticas denominaram a quarta-feira de cinzas, iniciando a Quaresma.

Já no Brasil, a festa começou a ser comemorada em meados do século XVII, influenciada pelos europeus, que já tinham em sua cultura os festejos, principalmente na França, Portugal e na Itália.

Porém, apenas no século XX que o Carnaval no Brasil se consolidou com o formato que conhecemos hoje, incluindo o samba e a marchinha na festa popular dos brasileiros.