As famílias unipessoais, aquelas que só tem uma pessoa inscrita no CadÚnico (Cadastro Único) e com informações indicando que existem mais pessoas morando na mesma residência, com renda familiar de até meio salário-mínimo (R$ 606), devem atualizar seus dados através do processo de Averiguação Cadastral Unipessoal.

Desta forma, o cidadão inscrito no Programa que reside com mais de uma pessoa e recebe os valores dos benefícios sociais do Governo Federal, deve acessar o cadastro para atualizar os dados.

O Governo Federal estabeleceu prazos para que essas famílias beneficiárias comecem a receber mensagens no aplicativo do Cadastro Único sobre as divergências de informações encontradas no banco de dados do DataPrev mensalmente.

Processo de Averiguação Cadastral Unipessoal

No processo de Averiguação Cadastral Unipessoal, foram utilizadas as bases de outubro de 2022 do Cadastro Único e do SIRC (Sistema Nacional de Informações de Registro Civil).

A solicitação do novo processo acontece devido ao monitoramento realizado pelo Ministério da Cidadania, de acordo com a inclusão e atualização de novas famílias no Cadastro Único por composição familiar.

Aumento no número de famílias cadastradas

Decorrente do aumento de famílias incluídas no sistema do Governo Federal, observou-se que houve um grande aumento no número de famílias Unipessoais na história do CadÚnico.

Com isso, o Ministério da Cidadania deseja saber o motivo pelo qual houve esse aumento significativo de registros unipessoais.

Isso significa que o Governo Federal quer identificar a razão de tantas famílias estarem procurando os postos de atendimento do Cadastro Único e declarando que residem sozinhas, já que o objetivo do CadÚnico é unir o benefício para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e não prejudicar as famílias que realmente precisam do auxílio.

Atualização dos dados do CadÚnico

As famílias incluídas na Averiguação Cadastral Unipessoal devem estar atentas para atualizar seus dados do Cadastro Único e evitar que seus benefícios do Auxílio Brasil e TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica) sejam cancelados.

Caso os cadastros sejam excluídos, o beneficiário também pode acabar perdendo o direito a outros benefícios, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), por exemplo.

Através deste link, é possível consultar se a família está no processo de averiguação.

Documentos necessários para a atualização

Caso a família seja comunicada para a realização da atualização cadastral, deverá apresentar os seguintes documentos no posto de atendimento do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social):

  • CPF ou Título de Eleitor do responsável familiar (famílias indígenas e quilombolas são dispensadas dessa obrigatoriedade e podem apresentar qualquer outro documento aceito pelo Cadastro Único);
  • Para os demais integrantes da família, é possível apresentar um dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CTPS, Título de Eleitor ou RANI (Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena - para indígenas que possuem apenas esse documento).
  • No caso do BPC, todos os componentes da família devem apresentar o CPF registrado.


Para mais informações, ligue para a Central de Atendimento do Ministério da Cidadania pelo número 121. O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 7h às 19h.