O prazo para que os estados brasileiros comecem a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional se esgotou na última quinta-feira (11). Agora, a emissão do novo documento é obrigatória para todos os cidadãos brasileiros. Contudo, não se apavore, a emissão não precisa ser feita de imediato. Vamos te explicar.

O Ministério da Gestão e da Inovação revelou que 17 estados brasileiros já começaram a emissão do novo documento, além do Distrito Federal. Até o momento, quase 3 milhões de documentos foram emitidos segundo a pasta do governo.

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

Carteira de Identidade 2024: quais as novidades?

Uma das principais novidades da nova carteira de identidade é a utilização do CPF como único número de identificação. O governo visa com essa novidade, diminuir crimes, como golpes e fraudes.

Outra grande novidade do novo documento é a utilização do QR Code, para poder verificar se o documento é autêntico. Esse recurso também se torna muito importante, pois é possível saber se o documento foi roubado ou extraviado. Por questão de inclusão, a nova carteira de identidade não terá designação de sexo e nem ‘’nome social’’.

O documento também terá sua versão digital, onde será possível ter outros documentos junto, como CNH, título de eleitor, certificado militar e carteira profissional.

Como fazer a emissão da CIN?

A Carteira de Identidade Nacional poderá ser solicitada nos institutos de identificação de cada estado da federação. Normalmente, essas emissões podem ser feitas na Polícia Civíl ou no Detran.

O mais interessante é que ao receber o novo documento, o cidadão vai poder acessar o aplicativo do gov.br e fazer a emissão da Carteira de Identidade Nacional no seu formato digital. Todo esse processo é bem parecido com o que já é feito na emissão da CNH.

Nova carteira de identidade será obrigatória, mas não tenha pressa

Primeiramente, fique tranquilo, pois, todos os serviços ainda vão continuar valendo para a identidade atual, até que o novo RG seja feito.

Além disso, apesar de ser obrigatória, a nova carteira de identidade poderá ser emitida até fevereiro de 2033, ou seja, praticamente uma década.

Quanto vai custar a emissão da CIN?

A primeira via da nova carteira de identidade será gratuita, assim como as renovações. Contudo, para emitir uma segunda via haverá um valor a ser cobrado e que será estabelecido conforme o estado.

Quais documentos preciso apresentar para emitir a nova carteira de identidade?

A obtenção da primeira via da nova identidade requer apenas a apresentação da certidão de nascimento ou de casamento.

Quanto tempo valerá o novo documento?

A validade do novo documento deverá ser conforme a idade:

  • De 0 a 12 anos incompletos: validade de 5 anos.
  • De 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos.
  • Acima de 60 anos: validade indeterminada.