A CIN (Carteira de Identidade Nacional) começará a ser emitida em todo o território brasileiro a partir do dia 6 de março. Até o momento, o documento estava sendo disponibilizado em apenas alguns estados. O projeto piloto ocorria desde o ano passado.

Desta forma, a nova versão do RG (Registro Geral) já virá agora com um QR Code que permitirá ser lido em qualquer dispositivo e permitirá validação eletrônica, além de conferir se o documento de identificação foi extraviado ou furtado.

Veja abaixo como é a nova carteira de identidade que terá o CPF como número único de identificação.

Vantagens da nova identidade

Com a troca de apresentação, o documento unificado digital traz diversas vantagens para o cidadão, como:

  • Maior facilidade para acessar os serviços públicos, como a prova de vida digital do INSS;
  • Identificação facilitada na identificação para a concessão de benefícios sociais e programas federais;
  • Maior segurança (caso de falsificação);
  • Possibilidade da declaração múltipla de filiação;
  • Inclusão de nome social sem precisar alterar no registro civil;
  • Declaração de gênero não binário;
  • Reúne diversos documentos, como número da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), título de eleitor, certificado militar, Carteira de Habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep;
  • Podem ser inseridos indicativos para pessoas com necessidades especiais e o CID (Código Internacional de Doenças).

No entanto, todas as informações extras são facultativas, onde o cidadão decide pela inclusão ou não dos dados complementares.

Atualmente, os estados que já emitem o novo documento da CIN são: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. A partir de 6 de março, todos irão aderir.

Créditos: Divulgação/Estado de SP
Créditos: Divulgação/Estado de SP

Como emitir e qual o prazo da CIN?

Para emitir o novo documento, é preciso estar com as informações do CPF atualizadas. O prazo para a atualização do documento varia conforme a idade da pessoa. Para crianças de 0 a 12 anos, a validade é de 5 anos. Para aqueles que possuem entre 12 e 60 anos, o prazo é de 10 anos. Já para maiores de 60 anos, o documento passa a ter validade indeterminada.

O processo de criação do novo documento é praticamente idêntico ao anterior. No entanto, para a coleta da impressão digital da pessoa, sai o antigo rolete de tinta preta e entra o sensor biométrico digital que grava os dados no sistema do governo.