A Agência Nacional de Mineração (ANM) anunciou, por meio do Diário Oficial da União, uma nomeação que vai além das vagas originalmente previstas no edital do concurso público. Na última quarta-feira, dia 20 de setembro, a ANM tornou público o chamado de mais 27 candidatos aprovados, que, apesar de terem alcançado êxito nas provas, não foram inicialmente classificados dentro do quantitativo de vagas previsto.

O concurso, que teve suas provas objetivas e discursivas realizadas no dia 10 de abril de 2022, visava preencher um total de 40 vagas de Especialista em Recursos Minerais em diversos locais do país. Agora, com mais 27 chamadas, o concurso vai chegar a 67 convocações.

As oportunidades originais foram distribuídas da seguinte forma: 17 vagas em Belo Horizonte/MG, 6 em Belém/PA, 10 em Brasília/DF, 3 em Cuiabá/MT, 2 em Salvador/BA e outras 2 em São Paulo/SP.

Os aprovados no concurso terão a chance de ingressar com salário inicial de R$ 9.909,30, em regime de 40 horas semanais. A lista de aprovados e o resultado final do concurso pode ser conferida no site do Cebraspe

Concurso Agência Nacional de Mineração

Para concorrer a essas vagas, os candidatos precisavam possuir formação acadêmica nas áreas de geologia, engenharia geológica, engenharia hídrica, engenharia de minas, engenharia civil, engenharia ambiental ou engenharia florestal, além de estarem registrados no órgão de classe correspondente.

O concurso foi conduzido pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e contemplou medidas de inclusão. Do total de vagas, 5% foram destinadas às pessoas com deficiência e 20% reservadas aos candidatos negros.

A seleção dos candidatos envolveu três etapas de avaliação:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Vale destacar que o concurso terá validade por dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. Ou seja, mais aprovados ainda poderão ser convocados, a critério do governo.