Foi publicada no Diário Oficial da União a Instrução Normativa 2, datada de 5 de outubro, que regulamenta os procedimentos necessários para a realização do próximo concurso público da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Segundo as informações divulgadas, a previsão é que o edital seja publicado em 20 de dezembro, junto ao Concurso Nacional Unificado (CNU) trazendo todos os detalhes sobre requisitos e etapas do processo seletivo.

- Veja a Instrução Normativa 2

De acordo com o documento, as oportunidades contemplarão os seguintes postos:

  • Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários (nível superior).

Apenas o cargo de Especialista em Regulação recebeu a aprovação do Ministério da Gestão e Inovação do Serviço Público (MGI). Em julho deste ano, o MGI oficializou no Diário Oficial da União (DOU) a autorização para edital com 30 vagas disponíveis para preenchimento imediato.

ANTAQ fará concurso em 2023 com 30 vagas para Especialistas - Foto: Divulgação ANTAQ
ANTAQ fará concurso em 2023 com 30 vagas para Especialistas - Foto: Divulgação ANTAQ

ANTAQ no Concurso Nacional Unificado

A ANTAQ será parte integrante do Concurso Nacional Unificado, e as 30 vagas oferecidas serão para o cargo de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários, de nível superior.

O salário inicial é bastante atrativo, chegando a R$ 16.413,35, para uma jornada de 40 horas semanais. Além disso, os aprovados também receberão um auxílio-alimentação no valor de R$ 658,00.

As provas estão agendadas para 25 de fevereiro, mas há uma avaliação em curso para possível alteração dessa data para março, visando proporcionar aos candidatos um tempo mais adequado de preparação.

Como serão as provas?

O concurso da ANTAQ contará com diferentes etapas de avaliação, sendo:

  1. Provas objetivas e discursivas: de caráter eliminatório e classificatório, avaliação de títulos, classificatória, e curso de formação, eliminatório e classificatório, para os cargos de nível superior de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários.

O prazo de validade do concurso será de até dois anos, a contar da data de homologação, com a possibilidade de prorrogação.

Último concurso ocorreu em 2014

Vale lembrar que o último concurso da ANTAQ, ocorreu em 2014. Na ocasião, foram oferecidas 143 vagas nos níveis médio, técnico e superior, com oportunidades em diversas áreas.

Os candidatos passaram por uma prova objetiva no estilo certo ou errado, sendo a seleção complementada por análise de títulos e curso de formação, dependendo do cargo escolhido.

Os aprovados desempenham suas funções em unidades localizadas em diferentes municípios, como Brasília (DF), Belém (PA), Manaus (AM), Paranaguá (PR), Porto Velho (RO), São Luís (MA), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Paulo (SP), e Vitória (ES).