O concurso do Banco do Brasil, que oferece 6,5 mil vagas para Escriturário, 3,25 mil delas para Agente Comercial e 3,25 mil vagas para Agente de Tecnologia, recebeu quase 1,5 milhão de inscrições em todo o país. Os dados foram divulgados pelo Banco do Brasil nesta quarta, 15.

Foram 1 milhão e 300 mil inscritos para as vagas de Escriturário - Agente Comercial e mais de 130 mil inscritos para as vagas de Escriturário - Agente de Tecnologia. Esse será o 2º maior concurso da história do BB e a maior seleção de tecnologia já realizada no Brasil. Segundo informações do BB, mais de 53% dos inscritos são mulheres, e a maioria (77%) tem até 35 anos de idade.

O BB ampliou o número de vagas reservadas para pessoas com deficiência de 5% para 12,5%. Com a alteração, foram acrescidas 299 vagas imediatas e 226 para formação de cadastro de reserva para provimento de vagas exclusivamente para as pessoas com deficiência (PcD). Assim, o concurso tem agora 6.525 vagas.

O Banco do Brasil busca profissionais qualificados para fortalecer sua aceleração digital e cultura de inovação. Cada vez mais candidatos com formação superior, incluindo mestrado e doutorado, buscam as vagas de Agente de Tecnologia.

Nesta edição, considerando as vagas de Agente Comercial e de Tecnologia, são mais de 16 mil inscritos com Mestrado ou Doutorado, disse o BB.

Agora, no dia 22/03 sairá o resultado dos recursos dos candidatos que solicitaram recurso dos pedidos de atendimentos especializados e/ou vagas reservadas PCD em discordância.

Provas em Abril

A realização das provas está prevista para o próximo dia 23 de abril de 2023. A partir do dia 19 de abril os candidatos poderão acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) para consultar o local de prova no site da Cesgranrio.

As provas ocorrerão em diversas cidades do país, conforme a escolha do candidato feita no ato da inscrição.

Após duas prorrogações, o Banco do Brasil (BB) encerrou inscrições no dia 6 de março. O concurso público é para carreira de nível médio e tem salário de R$ 3.622,23.

O BB oferece ainda vários benefícios aos contratados, como: possibilidade de ascensão na carreira, desenvolvimento profissional, participação nos lucros e resultados, vale-transporte, auxílio-creche, auxílio a filho com deficiência, previdência complementar, plano de saúde, plano odontológico básico e programas de educação e capacitação, além de vale-alimentação e refeição.

Além disso, os funcionários têm acesso a bolsas de língua estrangeira, incentivos para graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e programas de mentoria. A instituição conta ainda com a UniBB - Universidade Corporativa Banco do Brasil, que oferece cerca de 2 mil cursos autoinstrucionais em diversas áreas do conhecimento e promove eventos presenciais de capacitação.

O concurso terá duas etapas de avaliação, sendo:

  • Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de redação, de caráter eliminatório;

A prova objetiva terá 70 questões, sendo:

Escriturário/Agente de Tecnologia

  • 10 questões de língua portuguesa, valendo 1,5 ponto cada;
  • 05 questões de língua inglesa, valendo 1 ponto cada;
  • 05 questões de matemática, valendo 1,5 ponto cada;
  • 05 questões de atualidades do mercado financeiro, valendo 1 ponto cada;
  • 05 questões de probabilidade e estatística, valendo 1,5 ponto cada;
  • 05 questões de conhecimentos bancários, valendo 1,5 ponto cada;
  • 35 questões de tecnologia da informação, também valendo 1,5 ponto cada.

Escriturário/Agente Comercial

  • 10 questões de língua portuguesa, valendo 1,5 ponto cada;
  • 05 questões de língua inglesa, valendo 1 ponto cada;
  • 05 questões de matemática, valendo 1,5 ponto cada;
  • 05 questões de atualidades do mercado financeiro, valendo 1 ponto cada;
  • 05 questões de matemática financeira, valendo 1,5 ponto cada;
  • 10 questões de conhecimentos bancários, valendo 1,5 ponto cada;
  • 15 questões de conhecimentos de informática, valendo 1,5 ponto cada;
  • 15 questões de vendas e negociação, valendo 1,5 ponto cada.

O que faz um Escriturário - Entre as atividades dos escriturários estão a prestação de orientações aos clientes sobre produtos e serviços oferecidos pelo BB; execução de análise e conferência de documentos; preparação de correspondências; preparação e processamento de documentos; atualização de registros; resguardo e confidencialidade das informações de interesse do Conglomerado BB; presteza e cortesia no atendimento ao cliente; manutenção e organização dos arquivos sob sua guarda; execução de tarefas burocráticas padronizadas; execução de aplicações financeiras de clientes, segundo as normas estabelecidas, entre outros.