O concurso do Banco do Brasil é sem dúvida um dos mais esperados por concurseiros da área bancária. O edital 01/2021 foi publicado em junho desse ano e trouxe 4.480 vagas de nível médio para o cargo de Escriturário nas funções de Agente Comercial e Agente de Tecnologia.

23/12/2022
24/02/2023
23/04/2023
R$ 3.622,23
6.000
24/04/2023
Anexos

Com provas marcadas para o dia 26 de setembro, muitos candidatos estão buscando maneiras de melhorar e eficientizar sua preparação para aumentar suas chances de ser aprovado. Assim, elencamos aqui umas dicas rápidas de como estudar para a prova do concurso do Banco do Brasil.

Há duas funções presentes no edital, Agente de Tecnologia e Agente Comercial. Definindo a função, você poderá montar o seu plano de estudos. Portanto, analise o edital com cuidado e as matérias específicas de cada especialidade de atuação (as provas serão diferentes). Veja mais de cada um:

Agente de Tecnologia - O cargo de Agente de Tecnologia oferta 240 vagas imediatas para lotação APENAS no Distrito Federal. O conteúdo da prova é voltado para tecnologia da informação.

Agente Comercial - Já o cargo de Agente Comercial conta com 2 mil vagas imediatas com lotação em diversos estados e cidades do Brasil. Os novos funcionários atuarão com atendimento ao público, com o foco na venda de produtos e serviços do banco. O conteúdo específico de Agente Comercial é voltado para a matéria de vendas e negociação.

Somente a parte de conhecimentos gerais é igual para ambos os cargos, tendo a disciplina de língua portuguesa mais questões.

O que cai na prova do BB?

  • Conhecimentos Básicos para a prova do concurso do Banco do Brasil
    10 questões de língua portuguesa
    5 de língua inglesa
    5 de matemática
    5 de atualidades do mercado financeiro
  • Conhecimentos Específicos (Agente de Tecnologia)
    35 questões de tecnologia da informação
    5 de probabilidade e estatística
    5 de conhecimentos bancários
  • Conhecimentos específicos (Agente Comercial)
    15 questões de vendas e negociação
    15 questões de conhecimentos de informática
    10 questões de conhecimentos bancários
    5 questões de matemática financeira

Defina um cronograma de estudos


Estabelecer um cronograma de estudos é uma das primeiras fases. Estruture um cronograma REAL, que seja possível de cumprir até o dia da prova. Com inscrições até o dia 28 de julho, as provas ocorrerão no dia 26 de setembro, ou seja, você tem ainda pouco mais de 2 meses de preparação.

Divida as matérias e conteúdos, conforme o edital e seu material de estudos, e ajuste no seu cronograma semanal. Leia mais em nosso artigo como fazer um cronograma de estudos.

Escolha os materiais de estudo


Estudar por um material que não está de acordo com o edital ou desatualizado pode ser prejudicial na sua preparação. Pois além de não aprender o conteúdo, faz com que perca tempo e dinheiro investindo no material.

A dica é buscar pela avaliação de outros estudantes sobre o material e assistir aulas experimentais. Uma ótima maneira de estudar faltando pouco tempo para a prova é buscar por apostilas e aulas intensivas, além de resolver questões. Há diversos materiais de estudos por meio de questões e sites especializados em questões de concursos para você estudar. Invista em boas ferramentas de estudo.

Prepare-se: - Apostila de estudo específica para Escriturário do Banco do Brasil
- Curso online para concurso do BB

Conheça a banca


O concurso do Banco do Brasil será promovido pela Fundação Cesgranrio. Os últimos concursos do Banco do Brasil foram promovidos também pela banca. Dentre as principais características da banca, estão:

  • questões de múltipla escolha com 5 alternativas cada (A,B,C,D,E)
  • enunciados curtos e objetivos
  • alternativas parecidas (isso requer atenção maior do candidato)
  • pode repetir questões de concursos anteriores
  • Para conhecer melhor a banca, resolva questões anteriores e simulados.

Resolva muitas questões - Essa é uma das etapas mais importantes no momento dos estudos, pois você verá na prática o tipo de questão que poderá cair na prova. Quanto mais questões fizer, melhor será o seu desempenho na prova.

Revise o conteúdo estudado


A revisão pode acontecer dentro da sessão de estudos ou após. Pode ser por meio de questões de fixação ou leitura dos pontos importantes.

Esse não é o momento de resolver centenas de questões, caso revise por questões, e sim entender o conteúdo e relembrar assuntos pontuais.

A temida Redação

Além da prova objetiva, o concurso terá a prova de redação, de caráter eliminatório, que deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo sobre tema de conhecimentos gerais.

A prova de redação deverá ser realizada juntamente com a prova objetiva e o tempo para concluir ambas será de 5 horas. O que será avaliado na Redação:

  • adequação ao tema proposto e tipo de texto solicitado;
  • emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);
  • capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;
  • pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).

Cuidado para não fugir do tema proposto, pois isso já elimina o candidato. A etapa vale 100 pontos e para não ser reprovado será exigido o mínimo de 70 pontos na Redação. A dica é ler muito e praticar a montagem de textos de até 30 linhas feitos à punho. Não negligencie esta etapa.

A etapa de redação do concurso tem peso grande, representando 50% da nota final. Assim, esteja preparado para discorrer sobre diversos assuntos. Uma nota baixa pode significar uma média menor na classificação final e a perda de várias posições.

O que evitar nesse momento?


Como o tempo é curto, há algumas coisas que você deve evitar nesse momento:

  • Evite estudar muito tempo apenas um conteúdo: isso só fará você perder tempo e a chance de esquecer o conteúdo é muito grande.
  • Não deixe para depois: organize a sua rotina a fim de evitar imprevistos e situações indesejadas que atrapalhem seu cronograma. Planeje o seu dia desde a hora de acordar até a hora de dormir, tenha constância.
  • Estudar só o conteúdo teórico: apenas ler ou assistir aulas em vídeo não fará com que tenha um aproveitamento prático, combine o estudo teórico com resolução de questões da banca.
  • Faça textos sobre assuntos atuais como a pandemia, crise econômica e criptomoedas, assuntos recorrentes nos notíciários.

Comece a estudar agora

Não perca tempo buscando e planejando demais, são apenas 2 meses para o dia da prova. Pode ser que as provas sejam adiadas por conta da pandemia ou não, mas não conte com isso, apenas estude!

Após sua organização inicial e montagem da rotina diária, mãos à obra!

As inscrições no concurso estarão abertas até as 23h59min do 28 de julho de 2021, pela internet, por meio do site - www.cesgranrio.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 38,00. As provas ocorrerão no dia 26 de setembro em várias cidades do país. Veja o edital, abaixo.

Anexos