O Corpo Militar de Bombeiros do estado da Paraíba (CBM-PB) anunciou em publicação veiculada no Diário Oficial do estado da edição de 06 de maio de 2020, por meio de Portaria assinada pelo Comandante Geral do CBM-PB, que o Corpo de Bombeiros do estado vai promover uma nova seleção para ingresso no Curso de Formação de Oficiais. No mesmo documento há a informação de que a seleção utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2020) para avaliação dos candidatos. Assim, só poderá ingressar no quadro quem estiver inscrito no ENEM deste ano. Veja abaixo a publicação:

Publicação Concurso Bombeiros PB 2021
Publicação Concurso Bombeiros PB 2021 ENEM

O novo concurso envolverá as seguintes etapas de avaliação:

  • 1ª etapa: a primeira etapa será composta pelo exame intelectual, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
  • 2ª etapa: a segunda etapa será composta pelos exames complementares, testes de aptidão física, exames psicológicos e exames de saúde. O teste de aptidão física exige flexões de braços em barra fixa; corrida rasa; corrida de fundo; abdominal e natação.
  • 3ª etapa: Por fim, a terceira e última etapa do concurso deverá ser composta pela avaliação social, de caráter exclusivamente eliminatório.

Ainda, para concorrer a uma das vagas que serão ofertadas, os candidatos deverão possuir idade entre 18 a 32 anos, até o ano da matrícula do curso e altura mínima de 1,65m (para homens) e 1,60m (para mulheres). A remuneração inicial para o cargo de Oficial dos Bombeiros da Paraíba é de R$ 2.924,89. Após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais, no cargo de 2º Tenente, os novos servidores militares farão jus ao salário de R$ 7.253,26, composto pelo soldo e demais gratificações e auxílios.

Com comissão formada recentemente publicada no Diário Oficial, o próximo passo é a divulgação do edital, o que deve ocorrer até junho deste ano, visto que o ENEM está marcado para novembro.