Acaba de sair o primeiro edital de retificação do Concurso da Caixa. O documento foi divulgado nesta terça-feira, dia 27 de fevereiro no Diário Oficial da União, e traz ajustes importantes nos conteúdos programáticos, unidades de lotação e locais de realização das provas, bem como inclusão de novos subitens.

- Edital de Retificação

O concurso da CAIXA visa preencher 4.050 vagas destinadas a Técnicos Bancários, Engenheiros de Segurança do Trabalho e Médicos do Trabalho. A remuneração oferecida varia entre R$ 3.762,00 a R$ 14.915,00, além de diversos benefícios. Veja mais detalhes:

CARGO NÚMERO DE VAGAS REQUISITOS REMUNERAÇÃO
Técnico Bancário Novo 2000 Exige certificado de conclusão de curso de ensino médio. R$ 3.762,00
Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação 2000 Exige ensino médio completo. R$ 3.762,00
Médico do Trabalho 28 Exige graduação em medicina, registro no conselho regional de medicina (CRM), e certificado de conclusão de curso de especialização em medicina do trabalho. R$ 11.186,00
Engenheiros de Segurança do Trabalho 22 Exige curso de graduação em arquitetura ou engenharia, com registro no CREA e curso de pós-graduação em segurança no trabalho com carga horária mínima de 360 horas. R$ 14.915,00

As inscrições terão início nesta quinta-feira, 29 de março, a partir das 10h (horário de Brasília), e se estenderão até as 16h do dia 25 de março. Os interessados podem realizar a inscrição de forma rápida e prática pelo site www.cesgranrio.org.br. As taxas de participação são de R$ 50 para cargos de ensino médio e R$ 65 para nível superior.

Abaixo, destacamos as principais modificações ocorridas no certame:

Inclusão dos subitens

O documento de retificação, introduziu importantes normas para garantir a integridade no dia da realização das provas. Entre as novidades, destaca-se a inclusão do subitem 8.15, que prevê a recusa injustificada à coleta de impressão digital durante o exame.

Além disso, foram adicionados subitens, como o 8.23.1, que estabelece que o candidato aguarde o fiscal para a coleta de sua impressão digital durante as provas, e o 12.6.1, que autoriza a CAIXA a confirmar a identidade por meio da comparação das digitais coletadas no dia do exame e aquelas fornecidas no momento da contratação.

Veja:

"No subitem 8.15 incluir:

m) recusar-se, injustificadamente, a qualquer momento, a ser submetido a coleta de impressão digital.

Inclusão dos seguintes subitens:

8.23.1 - O candidato deverá aguardar que o fiscal proceda à coleta de sua impressão digital durante a realização das provas.

12.6.1 - A CAIXA poderá efetuar a confirmação entre a impressão digital coletada no dia de realização das provas e a impressão digital fornecida no ato da contratação.

Em relação à devolução da taxa de inscrição, foi acrescentado o ponto 12.8, permitindo que candidatos afetados por problemas logísticos durante a aplicação das provas solicitem a restituição do valor pago em até 5 dias úteis após o exame, mediante análise individual pela organizadora. Confira o trecho:

12.8 - O candidato afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas, poderá solicitar a devolução do valor pago a título de taxa de inscrição em até 5 (cinco) dias úteis após o dia de aplicação das provas, no endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO www.cesgranrio.org.br . As solicitações serão analisadas, individualmente, pela Fundação Cesgranrio.

12.8.1 - São considerados problemas logísticos, para fins de devolução do valor pago a título de taxa de inscrição, fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior, como: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação das provas devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) que incorra em comprovado prejuízo imprevisível e insuperável ao candidato.

Lotação das vagas e cidades de realização da prova

Quanto às alterações nas unidades de lotação das vagas e nos locais de aplicação das provas, é importante destacar a inclusão de novas cidades por estado. Veja quais foram adicionadas:

  • Acre: São Sebastião e Viçosa;
  • Amazonas: Autazes;
  • Bahia: Vera Cruz, Santana, Itambé, Mundo Novo;
  • Ceará: Cascavel, São Gonçalo do Amarante e Redenção;
  • Distrito Federal: Brasília;
  • Goiás: Ipora e São Simão;
  • Maranhão: Santa Luzia, Viana e Santa Rita;
  • Minas Gerais: Buritis;
  • Parnaíba: Itabaiana, Pilar, Itaporanga e Santa Luzia;
  • Pernambuco: Bonito;
  • Paraná: Sarandi, Tapejara, Capanema, Palmital;
  • Rio de Janeiro: Valença;
  • Rio Grande do Sul: Bom Jesus, Cruzeiro do Sul;
  • Aracaju: Capela;
  • São Paulo: Guaíra e no município de São Paulo, os seguintes bairros: Brooklin, Campo Belo, Campo Limpo, Capão Redondo, Chácara Flora, Chácara Santo Antônio, Cidade Ademar, Cidade Dutra, Cidade Monções, Granja Julieta, Jardim Campo Grande, Jardim Casa Grande, Jardim das Flores, Jardim Floresta, Jardim Germânia, Jardim Marajoara, Jardim Petrópolis, Jardim Prudência, Jardim São Luis, Jordanópolis, Jurubatuba, Mirandópolis, Morumbi, Parelheiros, Parque Alves De Lima, Parque Brasil, Pirajussara, Santo Amaro, Socorro, Vila Alexandria, Vila Andrade, Vila Santa Catarina, Vila Sônia, Vila Suzana, Vila Vera.

Conteúdo Programático

Conforme o edital de retificação, houve mudanças no conteúdo prográmatico das provas para os cargos de Técnico Bancário e Técnico Bancário TI. A partir de agora, serão considerados os seguintes conteúdos de avaliação:

CONHECIMENTOS BÁSICOS/TBN E TBN TI

  • LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão e interpretação de textos. 2 - Argumentação e persuasão. 3 - Comunicação assertiva: linguagem simples, concisa e objetiva. 4 - Organização textual. 5 - Coesão e coerência; 6 - Tipologia textual. 7 - Ortografia oficial. 8 - Acentuação gráfica. 9 - Emprego do sinal indicativo de crase. 10 - Sintaxe da oração e do período. 11 - Pontuação. 12 - Concordância nominal e verbal. 13 - Regência nominal e verbal. 14 - Significação das palavras. 15 - Colocação do pronome átono. 16 - Redação oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto, na internet). 17 - Novo Acordo Ortográfico.
  • LÍNGUA INGLESA: Conhecimento de vocabulário fundamental e de aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.
  • MATEMÁTICA FINANCEIRA: 1 - Conceitos gerais: valor do dinheiro no tempo, valor presente, valor futuro, juro, taxa de juro, prazo da operação. 2 - Juros Simples. 3 - Juros Compostos. 4 - Séries Uniformes. 5 - Equivalência de Capitais em fluxos regulares ou irregulares: VP, VF, prazos e taxas de retorno. 6 - Sistemas de Amortização de qualquer tipo, incluindo os sistemas com amortizações constantes (SAC) e com prestações constantes (Francês ou PRICE). 7 - Descontos: racional composto e comercial simples. 8 - Sequências numéricas: leis de formação expressas de forma geral (em função da posição do termo) ou de forma recursiva (em função de um ou mais termos anteriores); progressões aritméticas; progressões geométricas.
  • NOÇÕES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: 1. Conceitos gerais: variável, tipos de variáveis, população, amostra, frequências: absoluta e relativa, frequências acumuladas, representações em gráficos e tabelas (linhas, colunas, setores e histogramas). 2. Medidas de tendência central (em dados brutos ou agrupados em classes): média aritmética, média geométrica, média ponderada, moda e mediana. 3. Medidas de Posição: quartis e percentis. 4. Medidas de dispersão (em dados brutos ou agrupados em classes): amplitude, variância, desvio padrão e coeficiente de variação. 5. Probabilidade: experimento aleatório, espaço amostral, evento; espaços equiprováveis; probabilidade de Laplace; espaços não equiprováveis; teorema do produto; probabilidade condicional e independência; distribuição binomial.
  • COMPORTAMENTOS ÉTICOS E COMPLIANCE: 1 - Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021. 2 - Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual. 3 - Atitudes éticas, respeito, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética, Conduta e integridade (disponível no sítio da CAIXA na internet). 4 - Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021. 5 - Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). 6 - Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações. 7 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 8 - Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e DECRETO Nº 11.129, DE 11 DE JULHO DE 2022. 9 - Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CAIXA na internet). 10 - Boas práticas de governança corporativa.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - TÉCNICO BANCÁRIO NOVO

  • CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: 1 - Estatuto Social da CAIXA (Disponível no sítio da Caixa Econômica Federal). 2 - Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras. 3 - Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercado monetário, de crédito, de capitais e cambial). 4 - Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 5 - Internet banking. 6 - Mobile banking. 7 - Novos modelos de negócios. 8 - Fintechs, startups e big techs. 9 - Sistema de bancos-sombra (Shadow banking). 10 - Moedas e ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 11 - Correspondentes bancários. 12 - Sistema de pagamentos instantâneos (PIX). 13 - Open finance. 14 - Moedas digitais dos Bancos Centrais: o Real digital (DREX). 15 - Transformação digital no Sistema Financeiro. 16 - Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing); 17 - Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil. 18 - Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública. 19 - Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros. 20 - Noções de Mercado de capitais. 21 - Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. 22 - Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários. 23 - Taxas de câmbio nominais e reais; 24 - Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações. 25 - Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio. 26 - Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário. 27 - Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito. 278- Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais. 29 - Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. 30 - Autorregulação bancária. 31 - Lei Complementar nº 7/1970 (PIS). 32 - Lei nº 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque. 33 - Certificado de Regularidade do FGTS. 34 - Guia de Recolhimento (GRF). 35 - Lei nº 10.836/2004 (Bolsa Família). 36 - Produtos: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos. 37 - Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio. 38 - Sistema de pagamentos brasileiro. 39 - Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial - beneficiários e critérios para saque). 40 - Saúde e bem-estar, ergonomia. 41 - Negociação, escuta empática. 42 - Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento. 43 - Segmentação de mercado. CRM. 44 - Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. 45 - Gestão da qualidade em serviços. 46 - Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial - beneficiários e critérios para saque).
  • CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: 1 - Conhecimento de editor de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office 365 - Word, Excel, PowerPoint e Outlook). 2 - Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança. Noções sobre gestão de segurança da informação: normas NBR ISO/IEC 27001:2022 e NBR ISO/IEC 27002:2022. Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021, prevenção e reação a riscos cibernéticos nos negócios. 3 - Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 4 - Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e conceitos/procedimentos de Internet e Intranet. Fundamentos de comunicação de dados. Meios físicos de transmissão. 5 - Navegadores Web (Microsoft Edge versão 120 e Mozilla Firefox versão 122), busca e pesquisa na Web. 6 - Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 7 - Redes Sociais: X (ex-Twitter), Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram. 8 - Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio. 9 - Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 10 - Ferramentas de produtividade e trabalho a distância: Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype. 11 - Noções de Inteligência Artificial, Analytics, Blochchain, Openbanking, Machine Learning, Data Science. Temáticas também trabalhadas na Trilha UC_PLAY Cultura Digital. 11.1 Noções de Inteligência artificial generativa, algorítimos, ChatGPT (transações via CHATBOT), edição de prompt, 3D, metaverso, robótica, Cloud Computing. 12 - Noções de Transformação Digital; 13 - Noções sobre Inovação; 14 - Noções sobre Líderes Digitais; 15 - Noções sobre Agilidade: o "ser digital" e a transformação das empresas; Startups e Fintechs; o paradigma ágil; o manifesto ágil, os conceitos e os valores da agilidade; O perfil de um profissional ágil; Como identificar e entregar "valor" para o cliente digital. 16 - Noções sobre Open Finance; 17 - Noções de Compliance; Noções de LGPD.
  • CONHECIMENTOS E COMPORTAMENTOS DIGITAIS: 1 - Mindset de crescimento, Paradigma da abundância. 2 - Intraempreendedorismo. 3 - Design Thinking, Design de Serviço. 4 - Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM. 5 - Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica. 6 - Ciência de dados. 7 - Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes. 8 - Pensamento computacional. 9 - Análise de Negócios. 10 - Liderança, autoliderança e liderança de equipes. 11 - Autodesenvolvimento. 12 - Experiência do consumidor (Customer experience). 13 - Inteligência emocional, 14 - Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS), 15 - Objetivos-chaves para resultados (OKR). 16 - Gestão do tempo e produtividade. 17 - Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância. 18 - Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning).
  • ATENDIMENTO BANCÁRIO: 1 - Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. 2 - Gestão da experiência do cliente. 3 - Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas. 4 - Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing. 5 - Ética e conduta profissional em vendas. 6 - Clientecentrismo. 7 - Padrões de qualidade no atendimento aos clientes, escuta ativa e empática, clareza, objetividade e cortesia na comunicação. 8 - Atendimento qualificado por canais remotos. 9 - Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação. 10 - Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016 e Resolução CMN 4.949/21. 11 - Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 12 - Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações. 13 - Diversidade e Inclusão: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. 14 - Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada). 15 - Autorregulação bancária: SARB nº 004/2009 - Normativo de atendimento ao consumidor na rede de agências bancárias. SARB 023/2020 - normativo de relacionamento com o consumidor idoso, Lei n° 10.741 de 2003 - Estatuto do Idoso, assim como as 13.466/2017 (acima de 80 anos) e 14.364/2022 (acompanhantes de idosos), SARB 024/2021 - normativo de relacionamento com consumidores potencialmente vulneráveis, 16 - Lei n° 12.764 de 2012 sobre atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista. 17 - Decreto nº 8.727 de 2016 dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais. 18 - Decreto nº 5.296 de 2004 relacionado à prioridade de atendimento às pessoas que especifica e promove a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, Decreto nº 5.904 de 2006 sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - TÉCNICO BANCÁRIO NOVO - TI

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

  1. Engenharia de software: processos de software: Processo Unificado (UP): conceitos gerais, disciplinas, fases, papéis, atividades e artefatos; UX; Análise e projeto orientados a objetos; a linguagem UML: modelos e diagramas; padrões de projeto; engenharia de requisitos. 2 - Estrutura de dados e algoritmos: busca sequencial e busca binária sobre arrays; ordenação (método da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção); lista encadeada; pilha; fila; noções de árvore binária. 3 - Linguagens de programação: linguagens orientadas a objeto e procedurais; Java SE 21; JEE 8, Microprofile, C# 12, .NET, AngularJS; Angular; TypeScript 4.X; Javascript; Python 3.9 (bibliotecas Pandas, NumPy, SciPy, Matplotlib, Tensorflow, PyTorch e Scikit-learn); Scala; R; Kotlin; Objective-C; Flutter; Swift, Cobol. 4 - Desenvolvimento de software para a Web: sistemas distribuídos e microsserviços; arquitetura e padrões de projeto Java EE 8; Servlets; JSF; JSP; Ajax; Interoperabilidade de sistemas; SOA e Web Services (Quarkus); Padrões REST, Padrões HTML 4.01, HTTP response Status code, XHTML 1.0, XML, XSLT, UDDI, WSDL e SOAP. 5 - Teste e qualidade de software: controle da qualidade estático: revisão, inspeção, medição estática, análise estática; Princípios e técnicas de teste de software: teste de unidade, teste de integração, teste de regressão, teste alfa, teste beta, teste de segurança, teste de aceitação e de aprovação; Desenvolvimento dirigido por testes. 6 - Bancos de dados: modelagem conceitual de dados: a abordagem entidade-relacionamento; modelo relacional de dados (conceitos básicos e normalização); Conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD); Linguagem SQL; Data Warehouse - modelagem física de dados: tabelas, índices, particionamento, desempenho; modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais; Big data: Fundamentos, técnicas de preparação e apresentação de dados; soluções de big data. 7 - Agilidade: Lean; Lean IT; frameworks (XP; SCRUM; Kanban; SAFe SA; Nexus); ágil em escala e ágil escalado; ferramentas; artefatos, métricas e indicadores ágeis; management 3.0; Lean UX; Design Thinking; História de Usuário; O backlog do produto e as técnicas para priorização (Moscow, Scorecard, BUC, Testes de Suposição e Valor de negócio x risco); técnica para estimativa de escopo (planning poker, Story points, enquete, T-shirt sizing); kanban e o fluxo de valor; técnicas/cerimônias para colaboração e integração do time ágil (SoS, PoSinc, planning, review, retrospectiva, daily, PI Plannig); Integração contínua; Deploy contínuo; Entrega contínua; tratamento de débito técnicos e incidentes; Arquitetura e Qualidade ágeis; DevSecOps. 8 - Organização e arquitetura de computadores: Arquitetura básica de um computador: CPU e hierarquia de memória; Armazenamento e representação de dados: base binária e complemento a dois, ponto flutuante e caracteres; Armazenamento e representação de instruções; Modos de endereçamento; Conjunto típico de instruções de uma CPU; Subsistema de entrada/saída e dispositivos de armazenamento secundário. 9 - Sistemas Operacionais: Funções e estrutura de um sistema operacional; Processos: conceitos básicos, comunicação, sincronização e escalonamento; Gerência de memória: partições fixas e variáveis, realocação, memória virtual, swapping, sistemas de arquivos; Windows 10 (versões de 32 e de 64 bits) e ambiente Linux (SUSE SLES 15 SP2) e IBM z/OS. 10 - Arquiteturas de software: arquitetura em camadas, arquitetura MVC, arquitetura orientada a serviços; arquitetura monolítica, arquitetura microsserviço, micro front end, Nuvem pública e privada, métricas e estimativas de software, análise por pontos de função: conceitos básicos e aplicações; Estratégias de migração de aplicações para o ambiente de nuvem, Governança, Computação Serverless, Segurança Compartilhada. 11 - Gerência de configuração: Conceitos e práticas; Uso de ferramentas de gerência de configuração; Controle de defeitos: conceitos e práticas. 12 - Portais corporativos: Arquitetura da informação, portlets e RSS; Ferramentas de Gestão de Conteúdos; Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico. 13 - Qualidade de software: CMMI/MPS-BR: conceitos básicos e objetivos; disciplinas e formas de representação; níveis de capacidade e maturidade. 14 - Conceitos de Arquitetura de Referência: arquitetura de solução para o desenvolvedor básico. 15 - Gestão e governança de TI: ITIL v.4; COBIT 2019

CONHECIMENTOS E COMPORTAMENTOS DIGITAIS:

  1. Mindset de crescimento, Paradigma da abundância. 2 - Intraempreendedorismo. 3 - Design Thinking, Design de Serviço. 4 - Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM. 5 - Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica. 6 - Ciência de dados. 7 - Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes. 8 - Pensamento computacional. 9 - Análise de Negócios. 10 - Liderança, autoliderança e liderança de equipes. 11 - Autodesenvolvimento. 12 - Experiência do consumidor (Customer experience). 13 - Inteligência emocional, 14 - Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS). 15 - Objetivos-chaves para resultados (OKR). 16 - Gestão do tempo e produtividade. 17 - Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância. 18 - Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning).
Total de Vagas

4.050

Início inscrições

29/02/2024

Fim Inscrições

25/03/2024

Salários até

R$ 14.915,00