O novo concurso público da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que recebeu autorização em 19 de julho pela ministra da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, está avançando e tem novidades.

O grupo responsável por coordenar o certame teve seus membros oficialmente anunciados no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 11 de setembro.

Ainda não foi confirmado se este concurso será integrado ao concurso nacional unificado. A CVM tem até o próximo dia 29 para decidir se aderirá a esse processo seletivo. Caso opte por participar, a previsão é que o edital seja publicado em 20 de dezembro. Caso contrário, o prazo para a publicação do edital se estenderá até meados de janeiro.

Vagas concurso CVM

O concurso da Comissão de Valores Mobiliários visa oferecer um total de 60 vagas para cargos de nível superior, distribuídas da seguinte forma:

  • 40 vagas para o cargo de Analista da CVM.
  • 20 vagas para o cargo de Inspetor da CVM.

Ambos os cargos terão um salário inicial de R$ 19.197,06. Geralmente, a exigência para o cargo de Inspetor é ter formação em qualquer área, enquanto para o cargo de Analista, é necessário possuir formação em áreas específicas, cujos detalhes ainda serão confirmados.

Conforme a portaria que autoriza a realização do concurso público, as provas estão programadas para ocorrerem dois meses após a publicação do edital. Todas as informações e atualizações sobre o concurso podem ser encontradas na página específica no site da CVM: https://www.gov.br/cvm/pt-br/acesso-a-informacao-cvm/servidores/concursos-publicos/concursos-publicos.

Último concurso ocorreu em 2011

O último concurso da CVM foi realizado em 2011, oferecendo um total de 150 vagas destinadas aos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Desse número, 80 vagas foram designadas para analistas em diversas áreas, 20 para inspetores e 50 para agentes. A banca organizadora naquela ocasião foi o Esaf.

O processo seletivo consistiu em avaliações objetivas e dissertativas abrangendo conhecimentos tanto gerais quanto específicos.

No que diz respeito aos conhecimentos gerais para o cargo de agente executivo, os tópicos abordados foram:

  • Língua Portuguesa
  • Conhecimentos Contemporâneos
  • Estrutura do Mercado de Valores Mobiliários

Já para os cargos de analista e inspetor, os temas dos conhecimentos gerais incluíram:

  • Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Matemática Financeira
  • Estrutura dos Mercados de Valores Mobiliários.