A Prefeitura de Vila Velha, na Região Metropolitana da Grande Vitória, confirmou a realização de um novo concurso público para o cargo de Auditor Fiscal. O anúncio foi feito pelo prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) e reacende a expectativa de concurseiros interessados em ingressar na carreira fiscal municipal, uma das mais valorizadas da administração pública.

A confirmação ocorre em um momento de reorganização interna da prefeitura, que vem revisando sua estrutura administrativa e avaliando a necessidade de reposição de servidores efetivos.

De acordo com o chefe do Executivo municipal, a abertura do concurso é resultado de um levantamento detalhado feito junto às secretarias.

Necessidade de novos servidores

Segundo Arnaldinho Borgo, a administração solicitou que todas as secretarias realizassem um diagnóstico das carências existentes em seus quadros. A partir desse mapeamento, o município passou a estruturar a abertura de concursos que atendam às demandas prioritárias da cidade.

"Nós pedimos a todas as secretarias para fazer o levantamento de quais são as necessidades que elas têm de cargos efetivos, para que a gente possa estar dando essa oportunidade", afirmou o prefeito durante entrevista concedida à colunista Fabi Tostes, do portal Folha Vitória.

Ainda de acordo com Borgo, a política de fortalecimento do quadro efetivo busca garantir maior eficiência na prestação dos serviços públicos, além de assegurar continuidade administrativa e maior controle das atividades estratégicas, como a fiscalização tributária.

Concurso para Auditor Fiscal reforça área estratégica

O cargo de Auditor Fiscal é considerado estratégico para os municípios, pois atua diretamente na arrecadação, fiscalização e combate à sonegação de tributos. Embora ainda não tenham sido divulgados detalhes como número de vagas, remuneração ou requisitos específicos, a confirmação do edital já indica a intenção da prefeitura de fortalecer a área fiscal.

O prefeito também destacou que outras seleções estão no radar da administração. Em janeiro de 2025, Arnaldinho Borgo já havia anunciado que a prefeitura realizaria concursos públicos ao longo do primeiro semestre daquele ano, com oportunidades previstas para quatro áreas principais: Educação (magistério), Controladoria, Procuradoria e Fiscalização, incluindo os setores urbano e ambiental.

Na ocasião, porém, não foram informados quantitativos de vagas nem os cargos específicos. Agora, com a confirmação do concurso para Auditor Fiscal, a expectativa é que novas informações sejam divulgadas nos próximos meses.

Durante a entrevista, o prefeito informou ainda que os candidatos aprovados no último concurso da Guarda Municipal devem começar a atuar a partir de abril, assim que concluírem o curso de formação. A medida faz parte do mesmo planejamento de recomposição do quadro de servidores efetivos.

Último concurso da Prefeitura de Vila Velha

O concurso público mais recente da Prefeitura de Vila Velha foi realizado em 2019, sob organização do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE). Na época, o certame ofertou 587 vagas imediatas, além de cadastro reserva, para cargos de níveis médio e superior.

Os salários iniciais chegaram a R$ 4.796,82, a depender do cargo, e a seleção atraiu milhares de candidatos de diversas regiões do Espírito Santo e de outros estados.

Para os cargos de nível superior, os candidatos passaram por prova objetiva, prova discursiva e avaliação de títulos, sendo esta última de caráter exclusivamente classificatório.