O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) pode lançar no final deste ano ou no início de 2026 o seu aguardado concurso público para o cargo de Agente Estadual de Trânsito, uma das funções mais estratégicas do órgão.

O certame já teve início internamente pelo órgão e agora foi enviado pedido de autorização formal ao governo estadual para a abertura de até 839 vagas, número correspondente ao total de cargos vagos atualmente para a função. A expectativa é grande, considerando o último concurso realizado em 2019, cuja validade expirou em dezembro de 2023.

É bem provável que o governo não autorize esse número total de vagas, mas com o pedido enviado, o concurso entra na rota de abertura até o ano que vem e já vale se preparar.

Prepare-se: Apostila DETRAN-DF em PDF - Analista em Atividades de Trânsito

Vagas abertas

A carreira de Agente Estadual de Trânsito exige nível superior completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "B" ou superior, com salário inicial de R$ 5.430,65.

Já a carreira de Oficial Estadual de Trânsito, de nível médio, também sofre com vacâncias: são 546 cargos vagos, totalizando 1.385 cargos desocupados no órgão. De acordo com a legislação vigente, o Detran-SP possui 1.400 cargos previstos para Agente e 800 para Oficial.

No entanto, atualmente apenas 561 agentes e 254 oficiais estão em exercício, ou seja, menos da metade do efetivo ideal.

Último concurso ocorreu em 2019

A seleção anterior ocorreu em 2019 e ficou a cargo da Fundação Carlos Chagas (FCC). O concurso disponibilizou um total de 400 oportunidades, sendo 200 destinadas ao cargo de Agente Estadual de Trânsito e outras 200 para Oficial Estadual de Trânsito. O processo seletivo contou com duas etapas principais: uma prova objetiva com questões de múltipla escolha e uma prova discursiva.

Na época, o certame contou com uma prova objetiva composta por 60 questões, abrangendo as disciplinas de língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico-matemático, noções de informática, direito constitucional, direito administrativo, o Código de Trânsito Brasileiro completo e as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito.

Além disso, foi aplicada uma prova discursiva (redação). Os candidatos tiveram 4h30min para realizar o exame. Veja como foram estruturadas as provas para cada um dos cargos:

Agente Estadual de Trânsito

Conhecimentos Gerais - 20 questões com peso 1, distribuídas da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa - 8 questões
  • Matemática e Raciocínio Lógico-Matemático - 3 questões
  • Noções de Informática - 3 questões
  • Direito Constitucional - 3 questões
  • Direito Administrativo - 3 questões

Conhecimentos Específicos - 40 questões com peso 3 por questão, sendo:

  • Código de Trânsito Brasileiro completo - 25 questões
  • Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito - 15 questões

Oficial Estadual de Trânsito

Conhecimentos Gerais - 40 questões com peso 1, sendo:

  • Língua Portuguesa - 20 questões
  • Matemática e Raciocínio Lógico-Matemático - 5 questões
  • Noções de Informática - 5 questões
  • Noções de Direito Constitucional - 5 questões
  • Noções de Direito Administrativo - 5 questões

Conhecimentos Específicos - 20 questões com peso 3 por questão, sendo:

  • Código de Trânsito Brasileiro completo - 12 questões
  • Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito - 8 questões

A prova discursiva, aplicada para ambos os cargos, teve peso 2. No entanto, somente tiveram suas redações corrigidas os candidatos que alcançaram, no mínimo, 60% de aproveitamento na prova objetiva e que não zeraram nenhuma das disciplinas. Também foi necessário que estivessem classificados entre os 2 mil primeiros colocados (dez vezes o número de vagas previstas no edital). Veja o último edital:

Total de Vagas

400

Início inscrições

05/04/2019

Fim Inscrições

15/05/2019

Salários até

R$ 4.657,50