O Exército Brasileiro lançou, em março deste ano, o edital para o Concurso de Admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) 2023, oferecendo 440 vagas para Cadetes.

São 400 vagas destinadas a candidatos do sexo masculino e 40 para candidatas do sexo feminino. Além disso, o concurso conta com reserva de vagas para candidatos negros, 20% delas.

No dia 27 de outubro de 2023 foram divulgadas as notas das provas objetivas e a listagem dos candidatos aptos à correção da Redação. A lista de candidatos aptos à correção da redação está disponível neste link.

Para participar do concurso, foi exigido ter idade entre 17 e 22 anos completos até 31 de dezembro do ano da matrícula (2024), altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, ter concluído o ensino médio e não possuir filhos ou dependentes. Além disso, os candidatos não podem ser casados ou ter constituído união estável.

O exame intelectual, que é a primeira fase do concurso, foi realizado nos dias 16 e 17 de setembro, abrangendo diversas disciplinas. No dia 16, os candidatos foram avaliados em Português, Redação, Física e Química. No dia 17, as provas foram de Matemática, Geografia, História e Inglês.

Resultado Espcex 2023/2024

Os gabaritos provisórios das provas objetivas foram divulgados em 18 de setembro, disponíveis no site www.espcex.ensino.eb.br, enquanto os resultados foram publicados em 16 de outubro.

As notas e os espelhos das redações corrigidas serão disponibilizados na área do candidato em 07 de novembro de 2023.

Após a divulgação, a próxima fase será a indicação dos convocados para a realização da 2ª etapa do Concurso de Admissão, que ocorrerá em 24 de novembro de 2023. Esta etapa incluirá a Inspeção de Saúde, o Exame de Aptidão Física, a Avaliação Psicológica e a Heteroidentificação Complementar.

Os candidatos aprovados e classificados na 2ª etapa se apresentarão para a Inspeção de Saúde, o Exame de Aptidão Física, a Avaliação Psicológica, a Heteroidentificação Complementar e a comprovação documental em 23 de janeiro de 2024, para os classificados, e em 24 de janeiro de 2024, para os majorados.