Um novo concurso público no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi autorizado e já possui comissão formado. O órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) irá preencher 80 vagas de nível superior.

A autorização para o novo concurso Inmet saiu em 16 de junho pela ministra responsável pela Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck. A comissão encarregada de organizar o concurso já foi constituída e os membros do grupo foram oficialmente divulgados através de uma publicação no Diário Oficial da União, datada desta sexta-feira, 4 de agosto.

De acordo com as informações disponibilizadas, a realização do certame será em parceria com o concurso do MAPA. No que diz respeito ao processo seletivo do Inmet, a portaria que autoriza sua realização estabelece que o edital deverá ser lançado até o máximo de 13 de dezembro.

A Comissão Especial de Concurso Público é composta por representantes, titulares e suplentes, na forma a seguir:

I - Subsecretaria de Gestão de Pessoas e de Gestão do Conhecimento da Secretaria-Executiva:

a) titular: Luciana Gomes Rodrigues Barbosa dos Santos - Coordenadora-Geral da Escola Nacional de Gestão Agropecuária; e

b) suplente: Adriano de Sousa Cordeiro - Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Funcional;

II - Subsecretaria de Orçamento, Planejamento e Administração da Secretaria-Executiva:

a) titular: Sérgio Luiz Gomes de Carvalho - Coordenador de Projeto; e

b) suplente: Thalita Fernandes Fontoura Delgado - Assessora Técnica Especializada;

III - Departamento de Gestão Corporativa da Secretaria de Defesa Agropecuária:

a) titular: Estela Alves de Medeiros - Diretora do Departamento de Gestão Corporativa; e

b) suplente: Hideraldo José Coelho - Coordenador de Planejamento e Organização da Força de Trabalho; e

IV - Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo:

a) titular: Dayana Pereira Xavier da Silva - Coordenadora-Geral de Projetos de Inovação e Sustentabilidade; e

b) suplente: Eudóxio Antônio Batista Júnior - Coordenador de Recuperação de Áreas Degradadas.

Próximos passos concurso Inmet

A partir da formação da comissão, os próximos passos envolvem a elaboração do edital e o início do procedimento de seleção da empresa responsável pela organização do concurso. Somente após a formalização do contrato com a instituição escolhida será possível determinar a data exata de início do certame.

Serão disponibilizadas um total de 80 oportunidades pelo Inmet, distribuídas de acordo com a seguinte distribuição:

  • Analista em Ciência e Tecnologia: 40 vagas
  • Tecnologista: 40 vagas

Em ambos os cenários, é necessário possuir qualificação de ensino superior para se candidatar. Os vencimentos iniciais para essas posições atingem o montante de R$ 10.693,09 para indivíduos com doutorado.

Último concurso ocorreu em 2015

Em 2015, ocorreu o mais recente concurso público do Inmet, no qual foram disponibilizadas 242 oportunidades de ensino médio e superior para lotação nas cidades de Brasília-DF, Manaus-AM, Belém-PA, Recife-PE, Salvador-BA, Belo Horizonte-MG, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Cuiabá-MT e Goiânia-GO.

Contudo, essa seleção acabou sendo interrompida devido a uma decisão judicial proferida pelo Tribunal Regional Federal do Distrito Federal. Essa medida foi resultado de uma ação civil pública movida pela União dos Advogados Públicos Federais do Brasil.

Na referida ação, argumentou-se que as responsabilidades inerentes ao cargo de analista em ciência e tecnologia - categoria júnior - especialidade advogado, que contava com 3 vagas, eram incongruentes com os requisitos educacionais estabelecidos para a formação em direito.