O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) convocou 280 candidatos aprovados para cargos de nível superior do concurso público de 2018. A autorização para a nomeação havia sido deferida pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, na semana passada e foi publicada pela presidente do Iphan, Kátia Bogéa, no Diário Oficial da União desta terça-feira, 30.

18/06/2018
16/07/2018
26/08/2018
R$ 5.035,29
356
28/08/2018
Anexos

Ao todo, foram convocados 104 servidores para os cargos de Analista I e 176 para Técnico I, com remuneração bruta inicial de R$ 5.493,29. Após a nomeação, os aprovados terão 30 dias para apresentar a documentação exigida e mais 15 para entrar em exercício. Os novos servidores devem ocupar cargos que estavam vagos há anos nas áreas de Comunicação, Engenharia, Geografia, Geociências, Relações Internacionais, Arquitetura e Urbanismo, entre outras.

Candidatos convocados vão atuar em todo o território brasileiro

As vagas para os novos servidores do Iphan serão distribuídas entre a sede do Instituto em Brasília, as 27 superintendências estaduais e 37 escritórios técnicos, abrangendo todo o território nacional. A preferência pelo local de atuação é do primeiro colocado por cargo/área/UF e assim sucessivamente. Conforme prevê o Edital, serão destinadas 20% das vagas oferecidas para candidatos negros e 5% para candidatos com deficiência. No caso dos candidatos com deficiência, a nomeação ocorre desde que não ultrapasse 20% das vagas oferecidas por cargo/área/UF.

Nomeações para cargos de nível médio seguem sem previsão

A autorização concedida pelo Ministério da Economia para a convocação de novos servidores do Iphan contemplou, apenas, candidatos aprovados para as vagas de nível superior. Em nota, a presidente do Instituto afirmou que "ainda não há previsão para a autorização relativa aos servidores de nível médio," e ressaltou que o preterimento das nomeações cabe ao Ministério da Economia, mediante avaliação das prioridades da Administração Pública Federal. No aguardo de uma nova autorização, seguem 131 candidatos de nível médio para o cargo de Auxiliar Institucional.

Confira a lista de convocados no Concurso Iphan 2018

Do concurso

A seleção do IPHAN ofertou 356 vagas para lotação nas capitais das 26 unidades da federação e no Distrito Federal, nos Escritórios Técnicos das cidades de Antônio Prado-RS, Jaguarão-RS, São Miguel das Missões-RS; Laguna-SC, Pomerode-SC e São Francisco do Sul-SC; Piranhas-AL; Cachoeira-BA, Lençóis-BA, Porto Seguro-BA, Rio de Contas-BA, Icó-CE, Sobral-CE; Goiânia-GO, Pirenópolis-GO; Alcântara-MA; Congonhas-MG, Diamantina-MG, Mariana-MG, Ouro Preto-MG, São João Del Rei-MG, Tiradentes-MG; Corumbá-MS; Areia-PB; Fernando de Noronha-PE, Igarassu-PE, Olinda-PE; Parnaíba-PI, São Raimundo Nonato-PI; Paraty-RJ, Petrópolis-RJ, São Pedro D'Aldeia-RJ, Vassouras-RJ;  São Cristóvão-SE; Iguapé-SP e Natividade-TO.

O concurso registrou 64.397 inscritos, concorrência média de 180 candidatos por vaga - veja por cargo.

A escolha das cidades se dará por ordem de classificação e conveniência e necessidade do IPHAN. No sistema de inscrição, o candidato teve que optar pelo cargo/área/UF para concorrer e pela cidade de realização das provas, que ocorreram em todas as capitais.

Anexos