Quem sonha com uma carreira pública já pode intensificar os estudos, porque 2023 tem tudo para ser o ano dos concursos públicos. Recentemente, a Ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, anunciou detalhes sobre o primeiro e segundo blocos do pacote de certames federais que será autorizado nos próximos meses.

Em preparativos iniciais, a ministra disse que haverá autorização para mais de 500 vagas em carreiras de analistas transversais, de nível superior para área de TI, que vão ter lotação em vários ministérios, incluindo o próprio MGI ainda no primeiro bloco. Assim, a autorização formal pode sair no Diário Oficial da União nos próximos dias - é esperada ainda para maio.

Além disso, no segundo bloco a ministra antecipou que a intenção é autorizar a realização de concurso público para os Ministérios da Educação (MEC), do Planejamento, e do Trabalho. Somando com outros editais, a previsão é publicar no Diário Oficial da União uma lista de concursos com 4 mil vagas autorizadas, ainda em maio.

- Veja abaixo como foi o último concurso público do MEC!

Nos últimos dias, Esther veio dando 'spoilers' sobre a abertura de novos concursos federais, aprovados pelo Governo Lula. A expectativa só aumenta, pois muitos desses órgãos não fizeram contratações na última década e encontram-se com déficit de pessoal.

Até agora, foram autorizados um total de 1.414 vagas para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação-MCTI (814), Funai (502) e Ministério do Meio Ambiente-MMA (98).

Governo vai autorizar Concurso MEC 2023 em maio

Como dito acima, a Ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, afirmou que os preparativos estão voltados agora para autorizar um concurso no MEC no segundo bloco federal, que está projetado para ser divulgado ainda nesse mês de maio.

Por enquanto, não se sabe quais cargos serão contemplandos e qual o número de vagas a serem autorizadas. Mais informações devem sair em breve por meio da ministra do MGI ou através da publicação da autorização do certame no Diário Oficial da União.

O mesmo procedimento ocorreu para os concursos autorizados até agora: a ministra anunciou os trâmites iniciais e logo após ocorreu a publicação da autorização no Diário Oficial da União.

Concurso MEC 2023 - Resumo

  • Situação: prevista autorização de concurso em maio
  • Banca: a definir
  • Vagas: a divulgar
  • Cargos: a divulgar
  • Último concurso: 2015

Último concurso do MEC: Veja o edital

O último concurso público do MEC foi realizado em 2009 com um total de 265 vagas no cargo de Agente Administrativo, de nível médio, sendo 14 vagas reservadas aos candidatos portadores de deficiência.

O concurso foi organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB), atual Cebraspe, no Distrito Federal, Brasília.

As provas objetivas foram compostas por 120 questões do tipo Certo/Errado, onde uma resposta errada anula uma certa, com conhecimentos básicos e específicos.

Portanto, um novo concurso para o Ministério da Educação é bastante aguardado, visto que a última seleção de servidores efetivos ocorreu há cerca de 14 anos, e, ainda, apenas para uma carreira. Confira abaixo o edital do último concurso do MEC:

Concurso IBGE e Incra: edital para efetivos está em pauta

Muito aguardado há anos, o concurso de efetivos do IBGE pode finalmente sair em 2023. De acordo com a ministra o edital do Instituto deve ser autorizado no segundo bloco de concursos federais, junto com os certames dos ministérios.

Além do IBGE, também há tratativas para autorização de um concurso público para o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) ainda no primeiro bloco.

"O primeiro bloco, que será divulgado na semana que vem, é de 1.500 a 2.000 vagas. E isso já incluindo os 502 novos cargos da Funai, mais Meio Ambiente, Incra, e os cargos transversais e analistas de Políticas Sociais, de Infraestrutura e de Tecnologia da Informação. Neste pacote, não estão incluídas as universidades. Tem um concurso grande do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que ainda estamos fechando e estou tentando fazer um pacote de ministérios. No caso do MMA, vai sair sozinho porque Ibama e ICMBio estão com concursos abertos agora. Assim, a gente deve priorizar o provimento. Os ministérios de Educação, do Planejamento e do Trabalho estarão na segunda leva, inclusive o do IBGE.", disse a ministra.

Concurso FINEP autorizado

Este é o edital mais próximo de sair. Já foi publicado publicado no Diário Oficial da União em 04 de janeiro de 2023 o extrato de contrato que informa a banca organizadora responsável pela realização do próximo concurso da Financiadora de Estudos e Projetos - concurso FINEP.

De acordo com o documento divulgado, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos - Cebraspe coordenará o certame, desde o planejamento até a execução das provas.

Ainda não se sabe quais vagas e cargos serão oferecidos nesta seleção. É esperado que a publicação do edital esteja próximo, seguido da abertura das inscrições.

Quer receber notícias de graça em seu celular? Então, clique aqui e entre em nosso Grupo no Telegram para ficar atualizado sobre esse concurso e outros assuntos.