Nesta sexta-feira, 28 de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, por meio de suas redes sociais e durante a assinatura da lei que reajustou os salários dos servidores públicos em 9%, que novos concursos públicos deverão ser autorizados pelo Governo Federal.

Sem citar quais órgãos terão as primeiras autorizações, ele disse que é fundamental para melhorar o funcionalismo público contratar mais pessoas, e que isso não deve ser visto como um gasto desnecessário.

Melhorar o salário dos servidores para garantir uma equipe de melhor qualidade e não fazer um mau juízo de valor em relação ao funcionalismo público sempre foi uma das bandeiras do petista, que ressaltou que enquanto permanecer no governo, funcionários públicos serão tratados com decência, respeito e dignidade.

Fase de reconstrução

Durante o evento, Lula afirmou que o país está em uma fase de reconstrução após ter sido "desmontado", e que é necessário ter mais funcionários públicos para atender às demandas da população. Ele destacou que, no Ibama, por exemplo, a quantidade de servidores diminuiu consideravelmente, de mais de 1.700 para apenas 700.

Ele fez uma analogia com a reforma de uma casa, explicando que, às vezes, reformar pode sair mais caro do que construir algo novo. O presidente afirmou que o país precisa de uma reconstrução de valores, de quantidade e de qualidade.

Quais concursos o Governo autorizou?

Por enquanto, a ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, autorizou apenas de forma oficial o concurso do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) que terá 814 vagas de até R$ 11 mil para três cargos de nível superior. O edital dessa seleção sai até o mês de outubro.

A autorização para outros concursos nas demais áreas deve ser concedida nos próximos três meses, com o objetivo de preencher cerca de 8 mil vagas, disse o governo. A Ministra do Planejamento, Simone Tebet, também já havia manifestado a intenção de promover concursos para Analistas de TI no governo, como também no IBGE e na Receita Federal.

Segundo assessor do Ministério da Gestão, o órgão está organizando as estruturas do Estado e priorizando a realização de concursos públicos nas áreas mais necessitadas. Dentre os primeiros concursos a serem anunciados estariam ainda os da Funai e do Incra.

Nos últimos dias, várias agências reguladoras, como ANTT e ANTAQ também renovaram os pedidos de concurso público para carreiras de nível médio e superior, aproveitando a onda de autorizações que está por vir. Acompanhe o Ache Concursos para não perder as autorizações e os editais publicados!

- Não quer perder nada? Entre no nosso grupo do Telegram