O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) divulgou o resultado final do concurso público destinado ao preenchimento de 30 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para os cargos de Técnico e Analista Ministerial, contemplando profissionais de nível médio e superior.
A seleção, organizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC), contou com a participação de 22.830 inscritos, que aguardavam o resultado definitivo após a conclusão de todas as etapas do certame - veja inscritos.
O certame oferece salários que variam de R$ 5.407,39, para o cargo de Técnico Ministerial (nível médio), até R$ 8.388,73 para os Analistas Ministeriais (nível superior). Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas e redação.
Consulta ao resultado final
O resultado final, que inclui a lista de convocados para a Avaliação da Comissão de Heteroidentificação, já está disponível para consulta no site oficial da banca organizadora: https://www.concursosfcc.com.br/concursos/mpepi124.
As entrevistas de heteroidentificação ocorrerão nos dias 18 e 19 de outubro de 2025, na cidade de Teresina, no Colégio Mérito D’Martonne, localizado na Rua Goiás, 100 - Ilhotas. A medida garante que os candidatos autodeclarados negros tenham sua autodeclaração devidamente validada, conforme as regras do concurso.
Prova discursiva e redação
A Prova Discursiva-Redação foi avaliada com base em três critérios: conteúdo (até 40 pontos), estrutura (até 30 pontos) e expressão (até 30 pontos). Para ser aprovado, era necessário alcançar, no mínimo, 60 pontos. A redação deveria respeitar o tema proposto, atender ao número mínimo de linhas (20), ser escrita de forma legível e não conter identificação do candidato.
Critérios de desempate
Em caso de empate, os critérios seguidos foram, nesta ordem:
- Maior nota em Conhecimentos Específicos
- Maior nota na redação;
- Maior número de acertos em Língua Portuguesa;
- Maior idade e;
- Experiência como jurado.
O resultado final foi divulgado em listas distintas, contemplando ampla concorrência, candidatos com deficiência e autodeclarados negros, de acordo com as vagas reservadas. Todas as classificações obedecem aos critérios do edital, incluindo as notas finais obtidas nas provas objetivas e discursivas. Os candidatos que não atenderam aos requisitos ou não alcançaram a pontuação mínima foram excluídos do concurso.
Provimento dos cargos
O provimento dos cargos será feito obedecendo rigorosamente à ordem de classificação final, respeitando ampla concorrência, reservas para candidatos com deficiência e negros, conforme o edital.
Os candidatos convocados devem apresentar documentação completa, incluindo comprovação de escolaridade, certidões, documentos pessoais, fotos 3x4 e laudo médico de sanidade física e mental. O ato de posse ficará condicionado à inspeção médica, e qualquer falsidade documental resultará em anulação da nomeação.
O concurso terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período, permitindo que o MP-PI utilize o cadastro de reserva para futuras nomeações conforme necessidade.
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo: