Uma boa notícia para quem foi aprovado no concurso MPU. Por meio de um edital de convocação publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 19 de fevereiro, mais de 1.900 aprovados na seleção estão sendo chamados para escolha de lotação. A seleção foi aberta em 2018 e ofertou 47 vagas nos cargos de Técnico - Área Administrativa e Analista - Área do Direito tendo validade até dezembro deste ano e podendo ainda ser prorrogada até final de 2022.

Conforme o documento nº 26 da Secretaria Geral do órgão, estão sendo convocados somente candidatos aprovados no cargo de Técnico do MPU - área Administração, sendo 396 em ampla concorrência, 515 candidatos com deficiência e outros 1.022 candidatos negros.Os candidatos poderão escolher a lotação entre a seguinte oferta de vagas por estado:

UF Vagas ampla concorrência Vagas candidatos com deficiência Vagas candidatos negros
AM 1 0 1
MS 3 1 1
MT 5 1 1
PA 4 0 1
PR 1 0 1
RO 1 1 1
RR 1 0 1
SP 3 1 0
TOTAL 19 4 7

As vagas serão para lotação nas seguintes cidades/localidades:

Amazonas - Tabatinga (2)
Mato Grosso do Sul - Corumbá (3), Naviraí (1) e Três Lagoas (1)
Mato Grosso - Alta Floresta (2), Juína (1) e Sinop (4)
Pará - Altamira (2), Itaituba (1) e Redenção (2)
Paraná - Guaíra (2)
Rondônia - Ji-Paraná (1) e Porto Velho (2)
Roraima - Boa vista (2)
São Paulo - Andradina (1), Assis (2) e Marília (1).

A lista de convocados e as opções pela localidade de lotação serão divulgadas na páginas http://www.mpf.mp.br/concursos/. Para formalizar a opção de lotação o candidato deve preencher formulário específico, conforme correspondência eletrônica encaminhada para o email de cada candidato, que deverá ser remetido no prazo de 48 horas a contar do horário de envio do formulário. O candidato não poderá ser nomeado para localidade a qual não tenha optado.

O candidato que não manifestar sua opção na forma e prazo estabelecidos pelo edital será considerado desistente da convocação, mas permanecerá ativo na classificação nacional. O candidato que não for nomeado, ainda que tenha manifestado sua opção, também permanecerá ativo na classificação nacional. De acordo com o documento, o candidato que aceitar a nomeação deverá permanecer na mesma unidade administrativa (cidade de lotação) pelo período mínimo de um ano.

O concurso teve 229.169 inscritos nas vagas de ampla concorrência, 4.761 nas vagas reservadas às pessoas com deficiência e 35.755 para autodeclarados negros e pardos. O cargo de Técnico do MPU tem requisito de nível médio completo e remuneração inicial de R$ 6.862,72. O concurso foi coordenado pelo Cebraspe - veja como foi.

MPU terá concurso para servidores em 2020

A assessoria de imprensa da Procuradoria Geral da República informou recentemente a possibilidade de promover um novo concurso ainda este ano para provimento de vagas para servidores. O objetivo seria o preenchimento de vagas oriundas de aposentadorias que cresceram após a Reforma da Previdência.

Em nota enviada pela assessoria do órgão à imprensa, foi comunicado ainda o provimento de cargos de Procurador da República em todo o Brasil, com a remoção de 16 membros e nomeação de 14 novos procuradores.

Veja nota da assessoria da PGR enviada ao Ache Concursos em janeiro de 2020:

MPU abrirá concurso para servidores em 2020
MPU abrirá concurso para servidores em 2020