Já iniciaram os preparativos para o concurso da Polícia Civil do Estado do Tocantins. De acordo com o documento autorizado no dia 25 de maio, o governo autorizou a instituição da comissão que ficará responsável por realizar o certame.

Em breve
Em breve
A divulgar
332

A comissão responsável por definir a banca organizadora, já estava definida desde janeiro de 2022, agora com a comissão reformulada, as chances da banca ser escolhida e o edital publicado ficam mais próximas de acontecer. Confira a Portaria que institui a comissão e a Retificação:

Portaria SSP n° 16
Portaria SSP n° 16
Portaria n° 45
Portaria n° 45

No ano passado, o secretário de segurança pública do estado, Mauro Carlesse, já havia informado que havia probabilidade de se ofertar até 332 vagas para o próximo certame, sendo 133 para agente, 12 para Agente de Necrotomia, 58 para Escrivão, 24 para papiloscopista, 60 peritos, 45 delegados. Confira o pronunciamento que autoriza a realização do concurso:

De acordo com o último edital de concurso da polícia civil de Tocantins, os principais requisitos para os cargos previstos no próximo edital são:

Agente de polícia: Diploma de conclusão de curso de ensino superior em nível de graduação (qualquer área de formação) e Carteira Nacional de Habilitação.

Agente de Necrotomia: Diploma de conclusão de curso de ensino superior em Enfermagem e Carteira Nacional de Habilitação.

Escrivão de polícia: Diploma de conclusão de curso de ensino superior em nível de graduação (qualquer área de formação), experiência básica em informática, digitação (cobrada no Curso de Formação, sujeita à reprovação) e Carteira Nacional de Habilitação.

Papiloscopista: Diploma de conclusão de curso de ensino superior em nível de graduação (qualquer área de formação) e Carteira Nacional de Habilitação.

Perito Criminal: Delegado de Polícia: Diploma de conclusão de curso superior em nível de graduação nas áreas específicas de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas, Engenharia Florestal, Geologia, Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia, Física, Ciências Contábeis, Odontologia, Arquitetura, Ciência da Computação, Sistema de Informação, Química, Processamento de Dados, Agronomia e mais Carteira Nacional de Habilitação.

Último concurso PC TO

O último concurso da Polícia Civil de Tocantins ocorreu no ano de 2014 e contou com 522 vagas.

A organização do certame foi realizada pela Fundação Aroeira e o processo de seleção contou com as seguintes etapas:

  • Prova objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Exame médico, de caráter eliminatório;
  • Teste de aptidão física, de caráter eliminatório;
  • Exame psicológico, de caráter eliminatório;
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório (apenas para o cargo de delegado).

A remuneração inicial era de R$ 4.150,10, podendo vir a chegar a R$ 10.735,28, para cargos com exigência de nível superior.