Os candidatos inscritos no concurso da Petrobras poderão consultar os locais de prova a partir desta sexta-feira, 15 de março. Previsto inicialmente para terça (12), o certame teve a data alterada em comunicado no Diário Oficial da União.

O documento traz ainda outras informações sobre as provas objetivas que ocorrem no dia 24 de março. A etapa terá duração de 4 horas e terá início às 14h (horário de Brasília-DF).

O concurso da Petrobras abrirá as portas para 6.412 novos funcionários na estatal na carreira de Profissional de Nível Técnico Júnior. A Petrobras oferece salário básico de R$ 3.446,23 na carreira, com a garantia de remuneração mínima de R$ 5.878,82, além de vantagens e benefícios adicionais.

Do total de 6.412 vagas, são 916 imediatas e 5.496 para a formação de cadastro reserva no cargo de Nível Técnico.

As inscrições ficaram suspensas por um período para ajustes no edital relacionados aos locais de prova. O novo edital foi divulgado em 8 de janeiro - Confira aqui o edital retificado do Concurso Petrobras

Locais de prova do concurso Petrobras

As provas do concurso Petrobras serão aplicadas em todas as 27 capitais brasileiras, além de outras cidades estratégicas.

Os locais e horários das provas foram divulgados na sexta-feira, dia 15 de março, no site do Cebraspe em - cebraspe.org.br/concursos/petrobras_23_ntj.

- Link para consulta individual ao local de prova

Os candidatos puderam escolher o polo de trabalho de sua preferência, levando em consideração a localidade e as cidades vinculadas a cada polo. As opções incluem diversas regiões do Brasil, como:

Sudeste: Betim-MG, Cubatão-SP, Duque de Caxias-RJ, Itaboraí-RJ, Macaé-RJ, Mauá-SP, Paulínia-SP, Rio de Janeiro-RJ, Santos-SP, São José dos Campos-SP, Vitória-ES;

Sul: Araucária-PR e Canoas-RS;

Nordeste: Ipojuca-PE.

Áreas de atuação e requisitos

Com mais de 6 mil vagas disponíveis, o cargo de Profissional de Nível Técnico Júnior abrange diversas áreas de atuação. Entre elas, destacam-se Enfermagem do Trabalho, Inspeção de Equipamentos e Instalações, Logística de Transportes, Manutenção, Operação, Projetos, Construção e Montagem, Química de Petróleo, Segurança do Trabalho, e Suprimento de Bens e Serviços - Administração, entre outras.

Os candidatos devem comprovar ter o curso técnico específico, conforme exigido para cada área, e os diplomas e certificados devem constar na tabela de convergência do catálogo nacional de cursos técnicos.

Provas e cronograma

A prova objetiva ocorrerá no dia 24 de março de 2024 e será do tipo CERTO ou ERRADO aplicada pelo Cebraspe. Ela terá 100 questões distribuídas entre conhecimentos básicos e específicos.

Os gabaritos preliminares serão divulgados em 26 de março e os resultados sairão em 19 de abril de 2024.

A realização da avaliação multiprofissional e a realização do procedimento de heteroidentificação dos candidatos que concorrem nas vagas reservadas ocorrerão em 27 e(ou) 28 de abril.

O prazo para a interposição de recursos será de 3 dias após a publicação do ato, das 10 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia (horário oficial de Brasília/DF). O resultado final do processo seletivo público será no dia 7 de junho de 2024, quando poderão iniciar as convocações.