Boa notícia para os concurseiros do RJ! O governador do estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, compartilhou nesta quinta-feira, dia 4 de janeiro, novas informações sobre o concurso PMERJ para o cargo de Soldado.

Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o governador anunciou a remarcação das provas para o dia 7 de abril de 2024, atendendo às demandas e expectativas dos candidatos.

Veja o vídeo abaixo:

Provas anuladas e nova banca

Após a polêmica envolvendo denúncias de fraudes e prisões durante a prova objetiva realizada em agosto, o governador Claudio Castro tomou a decisão de anular a etapa do concurso PMERJ.

Diante das irregularidades, o contrato com a banca anterior, IBADE, foi rescindido. Em uma nova licitação, a Fundação Getulio Vargas (FGV) foi escolhida como a nova banca organizadora, assumindo a responsabilidade pela condução do concurso.

O concurso PMERJ para Soldados abriu 2 mil vagas e atraiu um número grande de inscrições. O IBADE, antes da anulação, divulgou que 119.599 candidatos estavam inscritos para disputar as vagas.

A concorrência era intensa, com 88.461 candidatos do sexo masculino para as 1.800 vagas destinadas a homens e 31.138 candidatas do sexo feminino para as 200 vagas reservadas às mulheres.

Etapas do concurso PMERJ

O concurso da Polícia Militar do RJ será composto por diversas etapas, incluindo prova objetiva, prova escrita discursiva (redação), exame antropométrico, teste de aptidão física, exame psicológico, exame de saúde, exame social e toxicológico, além da avaliação documental.

As provas objetivas abrangem conteúdos como língua portuguesa, matemática básica, noções de direitos humanos, direito administrativo, legislação aplicada à PMERJ, direito penal e processual penal.

Os candidatos aprovados nas etapas anteriores enfrentarão ainda a avaliação física militar, composta por testes específicos para medir a aptidão física exigida para o cargo de Soldado, variando de acordo com o sexo do candidato.

A validade do concurso será de dois anos, prorrogável por mais dois anos. Os aprovados serão convocados para atuar nos próximos 4 anos, respeitando a ordem final de classificação, caso haja prorrogação da validade do concurso.