O Governo de Goiás está atualmente em fase de preparação para um novo concurso destinado à Polícia Penal GO. Conforme anunciado pelo diretor do Sindicato dos Servidores do Sistema de Execução Penal do Estado (Sinsep GO), Maxsuell Miranda Das Neves, em uma declaração fornecida na última segunda-feira, 21, os planos para o próximo edital já foram colocados em andamento, e a expectativa é de disponibilizar um total de 1.600 vagas.

Segundo o diretor, ele esteve envolvido em uma reunião com o diretor-geral na sexta-feira, 18, onde foi comunicado que a Secretaria de Estado de Administração (Sead) autorizou a realização do concurso para Policial Penal, contemplando o preenchimento das 1.600 vagas.

Próximas etapas concurso Polícia Penal-GO

A etapa seguinte é a obtenção da autorização formal para a condução do processo seletivo, agora que o número de vagas foi determinado. É importante ressaltar que o concurso estava originalmente planejado para o primeiro semestre deste ano, porém, essa previsão não se concretizou.

A posição de policial penal requer que os candidatos possuam formação de nível superior completa. Os valores iniciais atualizados ainda não foram divulgados. No ano de 2019, a remuneração correspondente a essa função era de R$ 4.891,25 para uma carga horária de 40 horas semanais.

Último concurso ocorreu em 2019

O último concurso da Polícia Penal-GO, realizado para a posição de agente prisional, ocorreu em 2019, com uma oferta de 500 vagas destinadas a candidatos de ambos os gêneros.

As oportunidades abrangeram diversas regiões e cidades para alocação. A organização ficou a cargo do Iades, e os concorrentes foram submetidos a até sete fases avaliativas, compreendendo:

  • Prova objetiva, com caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva, de natureza eliminatória e classificatória;
  • Avaliação médica, de caráter eliminatório;
  • Avaliação da equipe multiprofissional, de caráter eliminatório e exclusiva para candidatos que se auto declararam com deficiência;
  • Teste de aptidão física, de caráter eliminatório;
  • Avaliação psicológica; e
  • Investigação social, de caráter eliminatório.

A prova objetiva englobou 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, sendo 20 voltadas para Conhecimentos Gerais e 40 para Conhecimentos Específicos.