A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi selecionada como a banca organizadora do próximo concurso do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJ MT), conforme anunciado recentemente. Com essa definição, os preparativos para a elaboração do edital avançam, trazendo expectativa aos concurseiros.

O certame está previsto para ocorrer até o final do mandato da atual presidente do tribunal, desembargadora Clarice Claudino, que encerra-se ainda neste ano.

Os salários oferecidos pelo TJ-MT variam de acordo com o cargo e a formação exigida, com remunerações que vão de R$ 2.512,12 a R$ 9.842,26, conforme dados divulgados pelo próprio tribunal.

Veja a publicação da Dispensa de Licitação da banca organizadora:

Créditos: Divulgação/TJ-MT
Créditos: Divulgação/TJ-MT

Cargos previstos concurso TJ-MT 2024

Os cargos que devem ser ofertados já foram divulgados anteriormente pelo TJ MT e incluem diversas especialidades, contemplando tanto níveis médio quanto superior. Confira:

  • Analista Judiciário - Especialidade: Economia;
  • Analista Judiciário - Especialidade: Ciências Contábeis;
  • Analista Judiciário - Especialidade: Direito;
  • Analista Judiciário - Especialidade: Administração;
  • Analista Judiciário - Especialidade: Engenharia;
  • Analista de TI;
  • Técnico Judiciário (nível médio);
  • Oficial de Justiça (nível superior).

Etapas concurso TJ-MT

Segundo o projeto básico divulgado, o processo seletivo contará com as seguintes etapas:

  1. Prova objetiva;
  2. Prova escrita;
  3. Heteroidentificação;
  4. Perícia Médica.

Além da escolha da banca, o projeto básico detalha também os cargos a serem ofertados, os locais de aplicação das provas, entre outros aspectos importantes do certame.

Concurso TJ MT: necessidade e recomendação do CNJ

A realização do novo concurso para o TJ MT surge em meio a recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a necessidade de ajustes no quadro de servidores do tribunal. Durante uma inspeção realizada no ano anterior, o CNJ recomendou a realização de um novo concurso para preenchimento de cargos, visando garantir a eficiência e regularidade dos serviços prestados pelo tribunal.

Atualmente, o TJ-MT enfrenta uma situação em que os cargos comissionados estão ocupados por funcionários fora da carreira, o que motivou a recomendação do CNJ para que a corte reorganize seus quadros de pessoal de acordo com as exigências da Constituição Federal.

Validade vencida e cargos vagos

O último concurso realizado pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso ocorreu em 2015, com validade até maio de 2022. No entanto, a contagem do prazo de validade foi suspensa até o final de 2021.

Atualmente, o TJ MT enfrenta uma significativa quantidade de cargos vagos, conforme dados do Portal da Transparência. São 248 cargos vagos, sendo 2 de Analista Judiciário, 85 de Oficial de Justiça e 161 de Técnico Judiciário.

O desenvolvimento funcional no TJ MT é regulamentado por critérios de desempenho avaliados anualmente, levando em conta o tempo de serviço e a capacitação do servidor. Os requisitos para os principais cargos incluem formação em áreas específicas e noções de informática, conforme a legislação vigente.

O último concurso contou com diversas etapas de avaliação, incluindo prova objetiva, prova discursiva e prova de títulos, dependendo do cargo. As provas foram aplicadas em diversas cidades do estado.