Saiu na manhã desta quinta-feira de 29 de julho o edital do aguardado concurso público do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo (edital TJSP 2021). O TJ do estado vai preencher 845 vagas na carreira de ingresso de Escrevente Técnico Judiciário para lotação na Comarca da Capital e nas Circunscrições Judiciárias de 10 Regiões Administrativas.

O cargo de Escrevente Técnico Judiciário exige apenas ensino médio completo e tem salário inicial de R$ 4.981,71, mais benefícios como auxílios para alimentação, saúde e transporte, sendo a jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Segundo o edital, as 845 vagas agora abertas no TJ estadual estão distribuídas entre as seguintes regiões administrativas:

  • 1ª Região - São Paulo Capital sede (460)
  • 2ª Região - Araçatuba (35)
  • 3ª Região - Bauru (40)
  • 4ª Região - Campinas (70)
  • 5ª Região - Presidente Prudente (45)
  • 6ª Região - Ribeirão Preto (55)
  • 7ª Região - Santos (30)
  • 8ª Região - São José do Rio Preto (40)
  • 9ª Região - São José dos Campos (35)
  • 10ª Região - Sorocaba (35).

Cada região envolve ainda outras cidades/comarcas, como pode ser conferido no edital de abertura do concurso. A Fundação Vunesp coordena a seleção e o edital reserva 5% das vagas para as pessoas com deficiência e 20% para os candidatos negros.

Prepare-se: Apostila de estudo para Escrevente do TJ-SP

Inscrição no concurso TJSP vai até setembro

As inscrições no concurso poderão ser feitas via internet, por meio do endereço eletrônico www.vunesp.com.br entre os dias 30 de julho e 16h do dia 02 de setembro de 2021. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 79,00.

No ato da inscrição, o candidato deve optar pela circunscrição Judiciária escolhida e ainda pela comarca na ordem de sua preferência, que não poderá ser alterada posteriormente.

A seleção dos candidatos inscritos terá uma prova objetiva e também prova prática. A prova objetiva terá 100 questões de múltipla escolha, sendo 24 questões de língua portuguesa; 40 questões sobre noções de direito, envolvendo as áreas de direito penal, direito processual penal, direito processual civil, direito constitucional, direito administrativo e normas da corregedoria geral de justiça; 06 questões de atualidades; 14 de informática; 10 de raciocínio lógico; e 06 de matemática.

A prova objetiva será realizada na data prevista de 31 de outubro de 2021 e terá 5h de duração.

Prepare-se: Apostila de estudo para Escrevente do TJ-SP

A segunda etapa, apenas para aprovados na prova objetiva e dentro da nota de corte a ser estipulada, terá a prova prática de formatação e digitação em computador.

Na formatação serão observados os erros cometidos nos seguintes itens: tipo de fonte, tamanho da fonte, formatação da fonte: negrito, itálico e sublinhado, alinhamento do texto, espaçamento do texto (entre linhas, entre parágrafos), margem e parágrafo. O tempo de duração da etapa será de 5 minutos.

Já na digitação em computador, serão cobrados 1.800 caracteres em 11 minutos. Cada erro de escrita terá desconto na pontuação. A digitação vale 8 pontos e a formatação, 2. Será aprovado quem atingir 5 pontos na soma das duas etapas.

O concurso terá validade de um ano a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a critério do Tribunal de Justiça, podendo ou não abranger os cargos vagos e os que vierem a ser criados no decorrer do prazo de validade do concurso.