Está aberto um novo concurso público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - TJSP em 2023. O edital que já tem inscrições abertas oferece 88 vagas para o cargo de Oficial de Justiça, carreira que pede ensino superior em qualquer área de formação.

Do total de vagas abertas, 5% serão destinadas para pessoas com deficiência e 20% ficam para candidatos negros. Haverá ainda formação de cadastro reserva para mais chamadas no decorrer da validade do certame.

Conforme o calendário, as inscrições seguem até o dia 8 de agosto pelo site da banca examinadora, a Fundação VUNESP. Por sua vez, a aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 15 de outubro.

Com o início das inscrições, é importante ficar atento ao edital e intensificar os estudos. Nesta matéria, você vai conferir onde estão as vagas do certame do TJ-SP.

TJSP abre novo concurso: 88 vagas para Oficial

A carreira de Oficial de Justiça do TJSP pede ensino superior em qualquer área de formação e tem salário inicial de R$ 8.804,85, mais auxílios para alimentação, saúde e transporte, por regime de trabalho de 40 horas por semana.

Atribuições do cargo. Executar as tarefas referentes a citações, prisões, penhoras, arrestos e demais diligências próprias do seu ofício, lavrando nos autos toda ocorrência e deliberação, bem como cumprir todas as determinações efetuadas pelo juiz a que estiver subordinado, dando-lhes auxílio, cobertura e apoio nas tarefas solicitadas.

Prepare-se: Apostila específica para Oficial de Justiça do TJSP

Concurso TJSP: como escolher a lotação

Os aprovados no concurso serão convocados, de acordo com as condições do edital, ao Quadro do Tribunal de Justiça, para as Circunscrições Judiciárias prevista no Quadro de Vagas (veja abaixo), sendo que as provas serão aplicadas na Comarca Sede de cada Região Administrativa Judiciária - RAJ.

Em suma, o concurso será realizado em várias cidades. Dessa forma, é preciso escolher uma Comarca Sede para fazer as provas, mas ainda considerando a região que se deseja concorrer para trabalhar - Circunscrição Judiciária (CJ).

Veja abaixo um exemplo! O candidato quer trabalhar na região de Osasco e está se inscrevendo para concorrer pela 1ª Região Administrativa do TJSP, cujas provas serão aplicadas na cidade de São Paulo (a capital). Porém, a reserva vai acontecer na 4ª Circunscrição Judiciária (CJ) para concorrer às seguintes lotações: Osasco (a Comarca Sede), Barueri, Carapicuíba, Jandira e Santana de Parnaíba.
Exemplo de inscrição no Concurso TJSP 2023 - Oficial de Justiça. - Reprodução/VUNESP
Exemplo de inscrição no Concurso TJSP 2023 - Oficial de Justiça. - Reprodução/VUNESP

Os candidatos estarão inscritos para todas as Comarcas da Circunscrição Judiciária (CJ), sendo que, no ato da inscrição, deverão fazer OPÇÃO por Comarca na ordem de sua preferência, o que não pode ser alterado posteriormente.

Porém, a escolha pela comarca não vai obrigatoriamente impactar a decisão da Administração em caso de nomeação e designação de posto de trabalho. Dessa forma, o candidato classificado em determinada CJ pode ser nomeado para qualquer das respectivas Comarcas, de acordo com o interesse público, observada a ordem da lista classificatória.

Ainda segundo o edital, não é aconselhado fazer inscrições simultâneas em mais de uma Região Administrativa ou Circunscrição Judiciária, uma vez que as provas objetivas serão realizadas no mesmo dia e horário. Caso isso venha a ocorrer não haverá devolução do valor da inscrição.

Quadro de vagas do Concurso TJSP

Confira onde estão as 88 vagas:

REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA - RAJ LOCAL DE PROVA (COMARCA SEDE) TOTAL DE VAGAS NO CONCURSO
1ª Região Cidade de São Paulo (Capital) 8
2ª Região Araçatuba 6
3ª Região Bauru 8
4ª Região Campinas 18
5ª Região Presidente Prudente 8
6ª Região Ribeirão Preto 11
7ª Região Santos 3
8ª Região São José do Rio Preto 12
9ª Região São José dos Campos 5
10ª Região Sorocaba 9
Total 88

Lembrando que em cada Região Administrativa existem várias comarcas (além da comarca sede) que podem se tornar a lotação dos aprovados no concurso do TJSP (Veja a lista completa de cidades aqui).

Inscrição no concurso TJSP

As inscrições ficarão abertas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da organizadora - www.vunesp.com.br até as 23h59min do dia 08 de agosto de 2023.

O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 96,00. Segundo o edital, o boleto pode ser pago em qualquer agência bancária ou pela internet até o dia 09 de agosto.

- Veja o edital e como serão as provas do concurso do TJSP