O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) foi definido como a banca organizadora do próximo concurso público para provimento de vagas no quadro de pessoal do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O anúncio foi feito no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira de 17 de julho de 2023. Para Técnicos, as vagas serão apenas para área de Programação; já para Analistas, envolvem especialidades de Engenharia Mecânica e Clínica Médica. Veja a publicação abaixo:

Créditos: Divulgação/DOU
Créditos: Divulgação/DOU

O Cebraspe tem larga experiência na organização de concursos públicos para diversos órgãos e entidades, incluindo o Poder Judiciário. A empresa será responsável por elaborar o edital do concurso, organizar as provas e aplicar a avaliação dos candidatos.

Concurso TST 2023

O concurso TST 2023 será para provimento de vagas nos cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário. Os candidatos ao cargo de Técnico Judiciário devem ter ensino médio completo e curso técnico na área de Programação. A remuneração é de R$ 8.352,85.

Já para Analista Judiciário é requerido ter nível superior completo na área e o inicial é de R$ 13.202,62.

O Tribunal Superior do Trabalho oferece uma remuneração atrativa e benefícios como plano de saúde, plano odontológico, vale-refeição, vale-transporte, auxílio-creche e auxílio-alimentação.

Último concurso TST ocorreu em 2017

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou seu último concurso público em 2017, ofertando 52 vagas para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário. As vagas foram distribuídas nas seguintes áreas:

  • Analista Judiciário - Área Administrativa
  • Analista Judiciário - Área Judiciária
  • Analista Judiciário - Especialidade Análise de Sistemas
  • Analista Judiciário - Especialidade Contabilidade
  • Analista Judiciário - Especialidade Suporte em Tecnologia da Informação
  • Analista Judiciário - Especialidade Taquigrafia
  • Técnico Judiciário - Especialidade Segurança Judiciária
  • Técnico Judiciário - Especialidade Programação

O concurso foi organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e contou com provas objetivas, discursivas e de capacidade física para o cargo de Técnico Judiciário - Especialidade Segurança Judiciária.

O resultado final do concurso foi homologado em 2018 e as nomeações dos aprovados começaram a ocorrer em 2019. Atualmente, há cerca de 100 vagas abertas no TST.

Sobre o TST

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) é o órgão máximo da Justiça do Trabalho no Brasil. É composto por 33 ministros, que são indicados pelo Presidente da República e aprovados pelo Senado Federal. O TST tem sede em Brasília, mas também possui unidades regionais em todas as capitais dos estados brasileiros.

O TST é responsável por julgar recursos das decisões dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). Também é responsável por uniformizar a jurisprudência trabalhista brasileira.