Com prazo para adesão encerrando nesta sexta-feira, 29, o Concurso Nacional Unificado (CNU) já possui 6.640 mil vagas confirmadas. Até o momento, a lista conta com órgãos que já manifestaram interesse ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Anunciado em 1º de setembro, o concurso unificado tem o objetivo de reunir as provas de todos os editais já autorizados em 2023 em um único dia. O modelo ficou conhecido como o "Enem dos concursos públicos" já que se inspira no exame para ampliar o número de cidades em que as provas serão realizadas.

Ao todo, cerca de 179 municípios brasileiros devem receber as provas do concurso unificado - veja lista de cidades.

O prazo para que os ministérios confirmem a adesão ao edital unificado vai até 29 de setembro. O MGI confirmou que deve divulgar nos próximos dias a lista oficial de órgãos que participação do CNU. O cronograma divulgado pelo MGI prevê a publicação do edital unificado até 20 de dezembro de 2023.

Concurso Unificado: veja lista de confirmados

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) divulgou no dia 19 de setembro uma lista prévia de órgãos que haviam confirmado a participação no concurso unificado. Desde então, outros ministérios aderiram ao novo modelo por meio de ofícios e comunicados, totalizando 20 órgãos confirmados e mais de 6 mil vagas previstas.

Chegando ao fim do prazo, outros órgãos também confirmaram que não participarão do CNU, além de ministérios que já publicaram o edital nas últimas semanas.

ATUALIZAÇÃO: Na tarde desta sexta (29) o MGI realizou uma coletiva de imprensa para esclarecer dúvidas sobre o modelo de concurso e anunciando os órgãos que confirmaram participação. Ao todo, 6.590 vagas sertão ofertadas no edital unificado.

De acordo com a apresentação realizada pelo MGI nesta sexta-feira, cerca de 72% dos órgãos aderiram ao concurso unificado, 27% recusaram a participação e outros 1% ainda estão indefinidos.

Se você está de olho em algum concurso federal, vamos facilitar a sua preparação e trazer aqui a lista das seleções que terão edital unificado e aquelas que terão edital próprio, assim você já pode começar a planejar os seus estudos.

Órgãos confirmados no CNU

Instituições Vagas
Fundação Nacional dos Povos Indígenas - Funai 502
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA 742
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA 520
MGI e transversais 1480
Ministério da Saúde - MS 220
Auditores Fiscais do Trabalho - MTE 900
Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ 30
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - MDIC 50
Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC 40
Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel 40
Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS 35
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 895
Ministério da Justiça e Segurança Pública - MJSP 100
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTI* 296
Ministério da Cultura - MINC 50
Advocacia-Geral da União - AGU 400
Ministério da Educação - MEC 70
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania - MDHC 40
Ministério dos Povos Indígenas - MPI 30
Ministério do Planejamento e Orçamento - MPO 60
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Inep 50
TOTAL 6.640

*Das 814 vagas autorizadas para o MCTI, somente 296 vagas devem ser ofertadas por meio do concurso unificado. O órgão confirmou a participação parcial no edital com o cargo de Analista de Ciência e Tecnologia - sendo 100 vagas pra lotação na Administração Central (sede do MCTI) e 196 em outras instituições.

Já os cargos de Pesquisador (253 vagas) e Tecnologista (265) serão ofertadas em editais individuais. O concurso com 35 vagas no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) já possui banca definida.

Órgãos que não aderiram ao CNU

Outros 14 órgãos já manifestaram que não tem interesse em participar do edital unificado ou já tiveram edital publicado nas últimas semanas, são eles:

EDITAIS INDEFINIDOS - Outros órgãos ainda estudam a participação no CNU e não informaram oficialmente a sua decisão, como o Inmet (80 vagas), Capes (50), Inmetro (100) e ANA (40), somando juntos mais 270 vagas que podem ser ofertadas no concurso unificado.

CNU terá 8 blocos temáticos

A proposta do edital unificado considera a organização dos concursos por 8 blocos temáticos por especialidade, levando em conta as similaridades que as áreas possuem em comum. O MGI ainda deve discutir a composição dos blocos conforme os órgãos que aderirem ao CNU até o dia 29.

Os candidatos poderão concorrer a diversos cargos, desde que eles façam parte do mesmo bloco temático. Não será permitida a inscrição para mais de um bloco. Até o momento, os blocos que englobam as vagas federais autorizadas são:

  • Administração e Finanças Públicas;
  • Setores Econômico, Infraestrutura e Regulação;
  • Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário;
  • Educação Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Políticas Sociais; Justiça e Saúde;
  • Trabalho e Previdência;
  • Dados, Tecnologia e Informação Pública;
  • Nível intermediário.