Os editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foram divulgados nesta quarta-feira, dia 10, com o intuito de selecionar candidatos para 6.640 vagas em diversas carreiras, abrangendo níveis médio e superior em 21 órgãos distintos.

As inscrições estão programadas para começar em 19 de janeiro, e muitos candidatos já se preparam para se inscrever, buscando aproveitar a isenção na taxa de inscrição.

Uma grande novidade neste certame é que, além dos candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e dos Doadores de Medula Óssea, agora também os candidatos bolsistas do ProUni e os financiados pelo Fies têm a oportunidade de solicitar a isenção no pagamento da taxa de inscrição.

Editais CPNU

O concurso CPNU está distribuído em oito blocos e áreas diferentes, veja quais são eles:

Inscrição CPNU

As inscrições estarão disponíveis tanto no site da Cesgranrio quanto no portal do Gov, no período de 19 de janeiro a 9 de fevereiro. Os candidatos que não se enquadrarem nos requisitos para solicitar isenção da taxa de inscrição, deverão realizar o pagamento no valor de:

  • R$ 60 para cargos de nível médio;
  • R$ 90 para nível superior.

Isenção da taxa de inscrição

Poderá solicitar isenção total de pagamento do valor de inscrição, o candidato que:

  • Seja ou tenha sido bolsista do Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • Seja ou tenha sido financiado pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies);
  • Esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); e
  • Seja doador de medula óssea.

Como solicitar isenção?

Os candidatos poderão solicitar a isenção de pagamento do valor da inscrição entre os dias 19 a 26 de janeiro de 2024, no endereço eletrônico do Concurso Público Nacional Unificado https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/.

A Fundação Cesgranrio realizará a análise da solicitação de isenção da taxa de inscrição consultando o órgão gestor do CadÚnico, do Prouni e do Fies. O objetivo é verificar a conformidade da condição indicada pelo candidato para a obtenção da isenção.

Inscrito no CadÚnico

A comprovação de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, poderá ser feita através de indicação do Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo Cadastro Único, bem como ao declarar-se membro de "família de baixa renda".

Doador de Medula óssea

Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, conforme Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018, deverão enviar, via upload, imagens legíveis da Carteira ou declaração de doador emitida por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde e atestado ou Laudo emitido por médico(a) de entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, inscrito no Conselho Regional de Medicina.

Bolsista ProUni

O candidato que seja ou tenha sido bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni) poderão no momento da inscrição indicar a opção de solicitação correspondente a essa modalidade.

Fies

Candidato que seja ou tenha sido financiado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deverá indicar no momento da inscrição a opção de solicitação correspondente a essa modalidade.

Atenção: Serão aceitos exclusivamente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB. Documentos enviados por via postal, correio eletrônico ou entregues no dia da aplicação das provas não serão considerados válidos.

Resultado do pedido de isenção

O resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção de pagamento do valor de inscrição será divulgado no dia 29 de janeiro de 2024 e o resultado final dos pedidos será divulgado online no dia 06 de fevereiro de 2024. As informações estarão acessíveis por meio da seção de Solicitações/Recursos na Área do Candidato no site do Concurso Público Nacional Unificado - https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/.

Os candidatos poderão contestar o resultado preliminar até o dia 30 de janeiro de 2024 por meio do campo de Solicitações/Recursos da Área do Candidato, no endereço eletrônico do Concurso Público Nacional Unificado.

Já os candidatos que tiveram as solicitações de isenção indeferidas terão a oportunidade de realizar o pagamento até a data de vencimento, utilizando os meios de pagamento válidos.

Cronograma CNU

  • Publicação do Edital: 10 de janeiro
  • Inscrições: 19 de janeiro a 9 de fevereiro
  • Divulgação dos dados finais das inscrições: 29 de fevereiro
  • Divulgação dos Cartões de Confirmação: 29 de abril
  • Aplicação das provas: 5 de maio
  • Divulgação do resultado das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações: 3 de junho
  • Divulgação final dos resultados: 30 de julho
  • Início da convocação para posse e cursos de formação: 5 de agosto