Novamente a ameaça de greve nos Correios começa a aumentar a tensão na população brasileira. Sindicatos e trabalhadores da empresa anunciaram uma nova paralisação marcada para começar no dia 4 de abril. As informações são do Jornal Folha de São Paulo.

As demandas pedidas incluem a abertura urgente de um novo concurso público e a melhoria das condições de trabalho, entre outras questões cruciais para a categoria. Os Correios já confirmaram que farão um novo concurso, mas não informaram em que mês o edital será divulgado.

No último encontro da categoria, realizado no final de fevereiro, o calendário para a paralisação foi aprovado. A Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares), que representa 31 sindicatos, está liderando a iniciativa.

Reivindicações do pessoal do Correios

Entre as reivindicações dos trabalhadores, destacam-se a manutenção do adicional de periculosidade para os motociclistas e a revisão do sistema de dimensionamento de distritos, que, segundo a federação, resultará na eliminação de postos de trabalho e sobrecarga para outros funcionários dos Correios.

Em resposta às demandas dos trabalhadores, os Correios afirmam ter reaberto as negociações com as representações sindicais e ter firmado um acordo coletivo de trabalho sem intervenção da justiça trabalhista, algo que não acontecia há sete anos. Esse acordo incluiu a reintegração de mais de 40 cláusulas anteriormente extintas e um aumento salarial de quase 12% para parte dos empregados.

É importante notar que a suspensão do adicional de periculosidade está em conformidade com decisões judiciais anteriores, iniciadas em 2017 durante a gestão anterior da empresa.

Novo concurso dos Correios vem aí

Embora os Correios tenham anunciado a designação de uma comissão organizadora para o concurso público da estatal, a categoria pressiona pela realização imediata do concurso, que está previsto para ocorrer até o final do ano.

A empresa destaca que está em diálogo com as federações dos trabalhadores para discutir o concurso público e o dimensionamento de distritos, este último utilizando inteligência artificial em um acordo com a Unicamp.

Vale ressaltar que a comissão organizadora da seleção para o concurso dos Correios foi oficialmente formada em 28 de fevereiro, marcando o início do processo para o lançamento do edital em 2024. A confirmação dessa informação foi feita pela estatal por meio de nota oficial, aumentando a expectativa para a abertura do concurso.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos teve o quantitativo de seu pessoal próprio aprovado por meio da Portaria 34/2019, estabelecendo um limite para o quadro de funcionários em 102.351 colaboradores. Dentro desse total, 102.181 são parte do quadro permanente, enquanto 170 são anistiados, sendo previsto que essas vagas anistiadas serão extintas ao término dos contratos correspondentes.

Últimos concursos dos Correios

Os últimos concursos dos Correios ocorreram em 2017 e 2011. Em 2017, houve a oferta de 88 vagas, além de cadastro reserva, apenas para cargos na área de Saúde do Trabalho (Júnior), com organização pelo IADES.

Já em 2011, foram publicados os dois últimos grandes editais, sob a organização do Cespe (atual Cebraspe), oferecendo um total de 9.190 vagas para diversos cargos de níveis médio e superior. O número de 1.051.256 candidatos inscritos mostra o grande interesse nessas oportunidades.