O programa Desenrola FIES chegou como uma oportunidade valiosa para milhares de estudantes que se viram em apuros com as dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Com descontos e condições flexíveis de pagamento, o Desenrola FIES oferece uma saída para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras após terem buscado apoio para suas graduações.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma iniciativa do governo federal que visa facilitar o acesso ao ensino superior, financiando os estudos de estudantes que não têm condições de arcar com as mensalidades.

Agora, o Desenrola FIES permite a negociação das dívidas para aqueles que cumpram os seguintes critérios:

  • Ter firmado o contrato de financiamento estudantil até 2017;
  • Ter débitos somados até 30 de junho de 2023.

Não há critérios relacionados à renda do cidadão, ou seja, todos os beneficiários do FIES podem participar da negociação.

Condições de pagamento oferecidas pelo Desenrola FIES

As condições de pagamento do Desenrola FIES são atrativas e buscam aliviar o peso das dívidas para os estudantes. Alguns dos pontos principais incluem:

  • Desconto de até 100% sobre as multas e juros;
  • Parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas;
  • Descontos diferenciados para diferentes situações de inadimplência.

Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias em 30 de junho de 2023, existem opções de renegociação disponíveis:

  1. Desconto de 100% sobre encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento) e de 12% sobre o valor financiado pendente, para pagamento à vista; ou
  2. Parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas, com desconto de 100% nos encargos, mantendo as demais condições do contrato.

Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, e cujos financiados estejam inscritos no Cadastro Único ou tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, as opções são:

- Desconto de 92% sobre o valor total da dívida, para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Para débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, com os financiados cadastrados no CadÚnico ou beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, e a data da última prestação prevista em contrato em atraso superior a 5 anos, há o desconto de 99% sobre o valor total da dívida, para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, que não se enquadrem nas hipóteses acima, há o desconto de 77% sobre o valor total da dívida, para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Para contratos com pagamento em dia (adimplentes) na data da renegociação, há um desconto de 12% sobre o valor total da dívida para pagamento à vista do saldo devedor.

Como negociar pelo Desenrola FIES?

As negociações pelo Desenrola FIES estão abertas, mas é importante agir rapidamente, pois o prazo se encerra em 31 de maio deste ano. Os interessados devem entrar em contato com a Caixa ou o Banco do Brasil, dependendo de onde foi feito o contrato original do FIES.

Para contratos feitos pela Caixa:

  • App FIES Caixa;
  • WhatsApp no número 0800 104 0 104;
  • Ligações pelos números 4004 0 104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (demais regiões do país).

Para contratos feitos pelo Banco do Brasil:

  • App do BB na opção "Negociar dívidas" e "Contrato FIES";
  • WhatsApp no número 61 4004 0001;
  • Central de Atendimento do BB pelo número 0800 729 0001.