O Desenrola Brasil ainda pode ser acessado pela população endividada. O programa de renegociação criado pelo Governo quer limpar o nome dos negativados. No entanto, muitas pessoas estão em dúvida sobre quanto tempo leva para 'limpar o nome na praça' após fazer a renegociação na plataforma.

A oportunidade de renegociar suas dívidas com descontos por meio do programa Desenrola não pode ser deixada de lado. O governo diz que a plataforma só aceitará pedidos até o final de março. Portanto, se apresse.

O programa abrange dívidas que foram negativadas no período de 2019 a 2022, desde que o valor atualizado seja inferior a R$ 20 mil. A plataforma disponibiliza a lista das dívidas elegíveis para negociação no programa, apresentando o desconto oferecido pelo credor e a situação atual de cada uma delas. Todo o processo é acessado por meio de uma conta no gov.br.

Desenrola para perfil Bronze

Recentemente, o Governo Federal anunciou uma mudança no programa de renegociação de dívidas. Agora, mesmo aqueles com perfil bronze no cadastro do Gov.br terão a oportunidade de parcelar suas dívidas por meio do Desenrola Brasil. Isso significa que qualquer pessoa com uma conta Gov poderá acessar a renegociação.

Com o intuito de facilitar o acesso a um maior número de pessoas, o prazo para renegociar via Desenrola Brasil foi estendido até 31 de março. As renegociações oferecem descontos de até 90%, além de condições especiais de parcelamento, como a ausência de entrada e prazo de até 60 meses para pagamento. Até o momento, mais de 11,5 milhões de brasileiros foram beneficiados pelo programa, renegociando mais de R$ 34 bilhões em dívidas.

Anteriormente, somente os usuários com perfil prata ou ouro (níveis mais altos de certificação) tinham a possibilidade de parcelar suas dívidas. No entanto, uma portaria do Ministério da Fazenda, publicada recentemente, implementou a nova regra.

Além disso, a plataforma Desenrola poderá ser acessada por meio de outros sites e aplicativos já conhecidos pelo público, como plataformas de renegociação e bancos. Ao acessar esses canais parceiros, o usuário que já estiver logado será direcionado para a plataforma Desenrola, onde terá a possibilidade de visualizar suas dívidas e realizar pagamentos com descontos.

Quanto tempo demora para limpar o nome?

Segundo a Portaria Normativa MF nº 634/2023, a baixa da negativação das dívidas do Desenrola Brasil deve ocorrer em até 5 dias úteis após a renegociação. A empresa credora é responsável por enviar o pedido de exclusão da dívida à Serasa.

Para monitorar as negociações e acompanhar as próximas parcelas do Desenrola Brasil, é preciso acessar a plataforma do GOV.BR ou os canais oficiais do banco responsável pelo financiamento (selecionado durante a negociação).

Art. 12. Os credores originais deverão excluir dos cadastros de inadimplentes as dívidas renegociadas no âmbito do Programa no prazo de até cinco dias úteis após o efetivo recebimento dos valores correspondentes à dívida renegociada junto aos agentes financeiros.

Reclamações no Reclame Aqui

Embora a portaria estabeleça esse prazo, há relatos registrados no site Reclame Aqui que indicam que, em alguns casos, o nome do devedor não sai do SPC e Serasa mesmo após o pagamento. Consumidores expressaram preocupação com a falta de resposta às reclamações, destacando a necessidade de solução para o problema.

Nesta terça-feira, 20 de fevereiro, por exemplo, um consumidor disse: "Boa tarde, quitei uma dívida da faculdade Estácio, eles alegam que já deram baixa no valor que foi pago, tenho todos os comprovantes, mas ainda aparece que estou em dívida com eles no Serasa e no Desenrola Brasil".

Outro diz: "Então, fiz um parcelamento no Desenrola com o banco Nubank incluindo os seguintes credores " OMNI CFI no caso o Trigg, Banco do Brasil e Mercado Pago" já estou na terceira parcela do acordo, porém meu nome ainda consta no Serasa e Boa Vista, quero saber o que está acontecendo, sendo que no site do GOV informa que essas dívidas foram desnegativadas, quero uma solução"

Outro em Paraibuna-SP relatou: "Desenrola colocou um dúvida em meu cpf que não existe mais, entrei em contato com o banco que dizia ser devedor e o mesmo me mandou uma carta avisando que minhas dívidas estavam pagas a exatos 5 meses, então porque o desenrola um acordo do gov está dizendo que estou devendo algo que nem existe mais, sujando meu nome, abaixando meus scores por algo que já está quitado, gostaria que tirasse essa dívida do meu nome, pois não existe."

Até o momento, a Serasa ainda não respondeu as reclamações. Os usuários podem abrir uma reclamação também na Ouvidoria do Ministério da Fazenda por meio do Fala.BR.